Outubro Rosa: Acesso aos instrumentos de prevenção é tema do quadro Viva o Entorno

Em entrevista à Sucesso News FM, secretária do Entorno defendeu a quebra de tabus para exames do “Outubro Rosa” e do “Novembro Azul”

Entrevista no quadro "Viva o Entorno"

As campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” colocam em evidência a necessidade da realização de exames para o diagnóstico precoce de câncer, o que aumenta as chances de cura com tratamento médico especializado. O assunto foi tema do quadro “Viva o Entorno”, do programa “Só Subindo”, da Sucesso News FM de  Brasília. O convidado desta semana foi o coordenador da regional de Saúde do Entorno Sul da Secretaria de Saúde de Goiás, Glênio Magrini. 

O quadro semanal é conduzido pelo jornalista Henrique Chaves, e tem a participação especial da   secretária do Entorno do Distrito Federal de Goiás  (Sedfgo), Caroline Fleury. Sobre o tema, a titular da Sedfgo  destacou que “o objetivo principal é salvar vidas e a prevenção é o melhor caminho”.

Segundo Glênio Magrini, a prevenção não é complicada e pode ser incorporada à rotina diária das pessoas. Além do autoexame, é possível procurar qualquer unidade básica de saúde próxima da residência e agendar uma consulta para receber orientações detalhadas, como a realização de exames citopatológicos, ultrassons e mamografias.

A prioridade da saúde estadual é eliminar as filas de espera para exames de mamografia. Glênio afirmou que o projeto "Carreta da mulher" em Luziânia realizou mais de 200 mamografias e citopatológicos, destacando a importância desse serviço. Os equipamentos não funcionam ininterruptamente, destacou ele,  mas o governo está comprometido em manter os exames atualizados.

Na área de atendimento da Regional de Saúde Sul, que abrange municípios como Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás, cerca de 2,5 mil mulheres receberam informações sobre a importância da prevenção e realizaram cerca de 500 mamografias.

O coordenador enfatizou que os exames estão disponíveis durante todo o ano, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para agendar uma consulta. “Além da saúde física, a saúde mental da mulher também tem que ter um cuidado constante”, alertou o coordenador.

A Secretaria do Entorno do Distrito Federal tem apoiado programas de conscientização na área da saúde, em parceria com as Secretarias de Saúde dos municípios. Além do “Outubro Rosa”, o “Novembro Azul” já entrou nas discussões, para que os cuidados com a saúde não sejam mais vítimas de tabus por conta dos exames que precisam ser feitos.

“O exame pode ser dolorido, mas o que ele evita vale a pena demais. A gente passa por tanta coisa que podemos aguentar aqueles cinco minutinhos”, contou Caroline Fleury que garantiu que está com os exames em dia. Para ela, “a prevenção em saúde é um trabalho para o ano todo” e não apenas durante as campanhas.

Comunicação Setorial – Secretaria do Entorno do DF de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo