NOTA – SEMAD

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) foi notificada, no começo da noite de quarta-feira (12), a respeito de um novo deslizamento de resíduos sólidos no lixão da empresa Ouro Verde, em Padre Bernardo. A comunicação foi feita pelos representantes dos donos do empreendimento.

A informação é a de que o deslizamento aconteceu na pilha antiga, a mesma em que houve o primeiro desabamento (no dia 18 de junho de 2025), e não na pilha formada pelos resíduos que foram removidos do córrego Santa Bárbara nos últimos meses. Esse maciço antigo tem cerca de 250 mil toneladas e estima-se que 3 mil toneladas tenham deslizado na quarta.

A equipe de fiscalização da Semad está no local desde as primeiras horas da manhã e constatou que, dessa vez, não houve contaminação do córrego Santa Bárbara, cujo leito passa dentro do imóvel. Importante lembrar que, no primeiro do desabamento, caíram sobre o curso hídrico aproximadamente 42 mil toneladas de lixo e que todo esse montante já foi retirado pela Ouro Verde.

Acredita-se que o episódio dessa quarta tenha sido causado pelas chuvas que caíram na região. Elas podem ter provocado instabilidade no maciço.

A Semad ainda não tem imagens do local depois do ocorrido, mas as enviará assim que as tiver.

A pasta solicita também que os pedidos de entrevista sejam feitos depois que houver informações consolidadas sobre o que ocorreu.

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo