Goiás e Rússia discutem parcerias em arte, cultura e preservação do patrimônio histórico
Encontro na sede da SEDF-GO reuniu lideranças para debater intercâmbios e projetos conjuntos entre os dois países
A Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) sediou, nesta sexta-feira (29), encontro estratégico entre representantes do Governo de Goiás e da Câmara Civil da Federação Russa. Além da SEDF-GO, participaram representantes do Gabinete de Assuntos Internacionais e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult. A pauta girou em torno de futuras parcerias em arte, cultura e preservação do patrimônio histórico, consolidando um importante passo no fortalecimento das relações bilaterais.
No encontro, foram debatidas possibilidades de intercâmbios artísticos, capacitações técnicas e projetos de revitalização de espaços históricos. Chefe do Gabinete de Assuntos Internacionais, vinculado à Secretaria-Geral de Governo (SGG), Giordano Souza expressou o entusiasmo de Goiás em estabelecer cooperação com a Rússia. “Goiás está pronto para cooperar e trabalhar junto com os russos. Temos muito a aprender, principalmente com a manutenção de museus e do patrimônio cultural religioso. Qualquer oportunidade que tivermos, queremos aprender mais”, afirmou.
A secretária do Entorno, Caroline Fleury, destacou a importância do conhecimento russo para enriquecer as iniciativas locais. “Trazer o conhecimento russo para somar às ações da nossa pasta representa um marco importante para a preservação do patrimônio goiano”, disse. E reforçou que há um leque de possibilidades no Estado, especialmente, no Entorno. “Estamos ampliando horizontes, promovendo trocas e criando novas oportunidades para o estado. Aqui temos cidades históricas, riquíssimas em produto histórico de Goiás e até para Brasília ”, acrescentou.
O cônsul-geral e diretor da Casa da Rússia no Brasil, Andrey Prokin, também reforçou a relevância do encontro. “Estamos confiantes de que o desenvolvimento de um diálogo vivo entre os representantes dos dois países servirá para fortalecer as relações amistosas entre os povos, com a expectativa de surgirem projetos que beneficiem tanto o Estado de Goiás quanto a Rússia”, declarou.
Reconhecida por sua expertise na conservação de patrimônios históricos, a Rússia compartilhou experiências e boas práticas, inspirando possíveis ações em Goiás. Em contrapartida, o Estado apresentou sua riqueza histórica e cultural, com foco no fortalecimento do turismo e na preservação de suas tradições.
Chefe de gabinete da Secretaria de Cultura (Secult), Rodrigo Rodrigues acredita que o intercâmbio com a Rússia está alinhado ao compromisso de Goiás em expandir suas fronteiras culturais. “Queremos projetar nossa identidade histórica em uma perspectiva internacional, absorvendo o máximo de conhecimento para manter nossa cultura e patrimônio”, disse.
Participaram da reunião Nikita S. Anisimov, Ilia Yu. Gerasev, Anna N. Revyakina, Aleksei V. Pilko e Gayane A. Seyranyan. A Câmara Civil Russa é uma instituição consultiva que analisa projetos de legislação e monitora atividades parlamentares e governamentais, atuando de maneira semelhante a um comitê de supervisão, mas com caráter consultivo.
Secretaria do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás