COARIDE cria comitês para mobilidade e desenvolvimento estratégico no Entorno do DF

Subcolegiado específico para mobilidade atende demanda da secretária do Entorno, Caroline Fleury

Na 27ª Reunião da Coaride ficou acordado criação de subcomitês temáticos para tratar desafios da região do Distrito Federal e Entorno. (Foto: Duvilgação SEDFGO)

O Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Coaride) – órgão vinculado à Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) – aprovou, pela Resolução nº 18 de 2024, a criação de três comitês temáticos para tratar de desafios estratégicos da região. Entre eles, destaca-se o Comitê de Mobilidade, Habitação, Infraestrutura Econômica e Urbana, que abordará transportes, sistema viário, habitação popular, uso do solo e serviços de telecomunicação. o documento foi publicado em dezembro. A previsão do Coaride é que as primeiras reuniões ocorram em fevereiro.

Proposta pela Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal de Goiás (SEDF-GO) no começo de 2024 em reunião do Conselho, a iniciativa foi defendida pela secretária Caroline Fleury como essencial para enfrentar gargalos históricos da mobilidade no Entorno. Projetos como os BRTs entre Luziânia e Santa Maria, Brasília e Águas Lindas, e o VLT entre Valparaíso e Brasília estão no foco das discussões, que buscam uma gestão compartilhada e eficiente. “Um dos gargalos para nosso desenvolvimento no Entorno é a mobilidade, é o transporte, e precisamos enfrentar isso juntos. Já temos várias frentes de trabalho, e a Coaride é essencial nesse processo”, assinalou Caroline Fleury.

A criação do comitê de Mobilidade, Habitação, Infraestrutura Econômica e Urbana foi proposta e defendida pela secretária Caroline Fleury como essencial para enfrentamento de gargalos históricos (Foto: Divulgação SEDF-GO)

Além disso, os comitês discutirão temas como capacitação profissional, produção agropecuária, proteção ambiental, educação, cultura e abastecimento alimentar. Os membros do Coaride deverão indicar representantes técnicos para compor os comitês. Esses subcolegiados terão duração de um ano a contar da publicação da resolução.

Coordenados pelo Secretário-Executivo do Coaride, os comitês terão reuniões regulares, relatórios técnicos e prazos definidos para emissão de pareceres, consolidando uma estrutura de governança voltada para o desenvolvimento sustentável da região integrada.

Os comitês buscam promover o desenvolvimento integrado da região, fomentando discussões e propostas compartilhadas em áreas prioritárias para a melhoria da qualidade de vida no Entorno.

Para o Secretário-Executivo do Coaride, Peniel Pacheco , a renovação dos comitês temáticos é uma ação essencial para o conselho. “Iremos acolher as solicitações de discussões a respeito desses temas específicos”, frisou .

A mobilidade, como apontado pela secretária Caroline Fleury, é um dos maiores gargalos da região, com impacto direto no crescimento econômico e na qualidade de vida da população. Segundo a resolução, os comitês trabalharão para garantir o avanço dos projetos prioritários em infraestrutura e transporte, estabelecendo diálogo com todos os entes federados.

Secretaria do Entorno do Distrito Federal | Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo