Carol Fleury participou de homenagem à equipe goiana que realizou separação de gêmeas siamesas
A secretária lembrou a atenção que o governo de Goiás tem dado ao atendimento médico infantil, com a previsão de novos investimentos

Representando o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a secretária do Entorno do Distrito Federal, Carol Fleury, participou na manhã desta terça-feira (20/6), na Câmara Federal, de homenagem à equipe multiprofissional que realizou a separação das gêmeas siamesas Eloá e Valentina, em 11 de janeiro deste ano, no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). A cirurgia de alta complexidade, concluída com sucesso, é mais um caso de referência em Goiás.
Na sessão presidida pelo propositor da sessão solene, Dr. Eduardo Velloso, do União Brasil do Acre, compuseram a mesa o deputado federal Dr. Zacharias Calil, chefe da equipe que realizou a cirurgia de separação das gêmeas; a Diretora do Hecad, Fabiana Lopes dos Santos; e a mãe das gêmeas Eloá e Valentina, Waldirene Carmelita do Prado.
“Tudo isso só foi possível graças ao sistema único de saúde, e o nosso governador entende a importância do SUS. A maioria das pessoas jamais conseguiria fazer uma cirurgia dessas, liderada por um médico do nosso estado, que é referência mundial, com mais de cem profissionais envolvidos”, assinalou Carol Fleury.
Na oportunidade a secretária lembrou, ainda, que o governo de Goiás entregará, ainda nesta gestão, o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás-CORA, que custará em torno de R$ 430 milhões. A unidade será a primeira da rede estadual exclusivamente dedicada ao tratamento de câncer infantil. “Dr. Zacarias tem feito esforço com o governador Ronaldo Caiado para viabilizar outro hospital no nosso Estado, referência no câncer infantil, de primeiro mundo”, acrescentou Carol
A equipe médica coordenada pelo Dr. Zacharias Calil envolveu cerca de 100 profissionais de saúde. “Temos orgulho de ser a primeira unidade de saúde de média e alta complexidade no Centro-Oeste destinado ao atendimento integral da criança e do adolescente”, frisou a diretora do Hecad, Fabiana Lopes.
Além dos participantes da mesa, usaram a tribuna as deputadas federais Soraya Santos(PL/RJ), Meire Serafim (União/Ac), Rogéria Santos (Republicanos/BA), Osmar Terra (MDB/RS) e Zacharias Calil (União/Go). Além deles, também discursou, o prefeito de Morrinhos, Joaquim Guilherme, cidade que acolheu e deu suporte à família das gêmeas.
As gêmeas Eloá e Valentina Prado participaram da solenidade e correram pelo plenário, sendo acolhidas e aplaudidas pelos presentes.
“Quando você tem vontade política, você resolve as questões. O Caiado, no primeiro dia de governo, foi fundamental. O hospital materno infantil estava prestes a fechar. Hoje temos a maior estrutura do Brasil de hospital infantil”, disse Dr. Zacharias Calil. Ele finalizou lembrando a complexidade do caso, e agradecendo à dedicação da equipe envolvida no caso das gêmeas, sendo alguns de seus colegas voluntários.
Comunicação Setorial – Secretaria do Entorno do DF/GO


