Autoridades internacionais se preparam para conhecer rotas turísticas do Entorno do DF

Projeto pretende apresentar a representantes de embaixadas roteiros de turismo e cultura da Região Metropolitana do Entorno

Legenda: Representantes da SEDF-GO, Serinter-DF e municípios do Entorno discutem rota turística

As rotas de turismo, cultura e gastronomia das cidades da Região Metropolitana do Entorno (RME) serão apresentadas a representantes de embaixadas no segundo semestre de 2024. O projeto foi discutido em uma reunião, nesta terça-feira (18), entre a Secretaria do Entorno do DF (SEDF-GO), a Secretaria de Relações Internacionais do DF (Serinter-DF) e autoridades das áreas de turismo e cultura dos municípios de Cidade Ocidental, Cristalina, Cocalzinho de Goiás e Formosa. O objetivo é exibir a estrutura já existente na região, que inclui hospedagem, restaurantes e diversas atrações.

“Já se consolidou o fato de que a região do Entorno é riquíssima em roteiros que incluem turismo ecológico e de aventura, mas queremos mostrar que existe uma estrutura preparada para ampliar nosso turismo exigente e segmentado. Queremos também divulgar a cultura da região, que passa por produtos típicos, como a marmelada, e pelo artesanato que traz a identidade goiana”, afirmou Paula Tredicci, superintendente de Políticas de Desenvolvimento Urbano Integrado da SEDF-GO.

Julia Amado, responsável pelo assessoramento de Turismo e Cultura da SEDF-GO, explicou que “está sendo estruturada uma programação com várias rotas turísticas para que os representantes das embaixadas possam vivenciar essa experiência do Entorno”. O secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, anfitrião do encontro, apoiou a iniciativa e defendeu o alinhamento e a intensificação de novos projetos com a região, visando evidenciar todo o seu potencial.

Na programação preliminar, já estão incluídas as seguintes atrações: em Cidade Ocidental, o destaque é o artesanato local e a produção de marmelada; em Cristalina, o foco é o turismo de experiência, como o garimpo onde cristais recolhidos podem ser transformados em peças exclusivas na cidade; em Formosa, as belezas naturais das cachoeiras e a comida típica goiana devem fazer parte do roteiro; e em Cocalzinho de Goiás, a rota dos queijos e vinhos, já reconhecida, será central no passeio.

Secretaria do Entorno do Distrito Federal | Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo