Goiás, DF e União avançam no debate sobre transporte público no Entorno
Grupo de trabalho criado pelo Ministério dos Transportes, a pedido do Governo de Goiás, busca redução das tarifas e aprimoramento do serviço
Secretária do Entorno, Caroline Fleury, na Rodoviária do Plano Piloto
O Ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho, anunciou a formação de um Grupo de Trabalho (GT) dedicado a propor melhorias na gestão do transporte coletivo semiurbano de passageiros na área entre o Distrito Federal (DF) e municípios adjacentes. A iniciativa, em resposta a uma solicitação do Governo de Goiás encaminhada pelas secretarias Geral de Governo (SGG) e do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), foi oficializada com a publicação da Portaria 129 no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (16/02).
O Grupo de Trabalho inclui representantes do governo federal – por meio do Ministério dos Transportes (MT), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Infra S.A – e dos governos de Goiás e do DF. A missão mais urgente do GT trata-se da redução das tarifas do transporte interestadual para os usuários. Mesmo antes da portaria ser publicada, o GT realizou quatro reuniões desde janeiro.
“Temos discutido caminhos para mitigar aumentos tarifários. O nosso objetivo é assegurar uma tarifa justa a longo prazo, buscando alternativas como subsídios conjuntos entre União, Goiás e DF, porque é impraticável essa passagem de mais de R$ 10”, destacou Caroline Fleury, titular da SEDF-GO.
Para uma solução, o Governo de Goiás propõe a criação de um modelo de gestão compartilhada do sistema de transporte na região, visando soluções integradas. “Atualmente, o desequilíbrio na gestão do transporte, que é de responsabilidade federal por ser interestadual, resulta em tarifas elevadas para os usuários. Precisamos revisar essa estrutura”, enfatizou Caroline Fleury.
Miguel Angelo Pricinote, subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte da SGG, aponta o modelo adotado na região metropolitana de Goiânia como um exemplo a ser seguido. “Lá, o Estado gerencia o transporte, diferentemente do Entorno, onde a União tem essa prerrogativa. Estamos comprometidos em encontrar soluções práticas e aplicar o conhecimento adquirido em Goiânia”, acrescentou Pricinote.
As tratativas com o Ministério dos Transportes iniciaram-se em dezembro do ano passado, quando a secretária Caroline Fleury se reuniu com a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse. Do GT espera-se, ainda, uma ampla reestruturação do sistema de transporte, baseada em estudos conduzidos pela Infra S.A, que contemplarão a gestão de linhas, a demanda de usuários, e a regularização das empresas.
Secretaria do Entorno do DF – Governo de Goiás