Última Reunião do Ano do COARIDE define prioridades para 2025
Nesta terça (3), foi aprovada a criação de três comitês temáticos e o calendário de atividades do próximo ano
A 28ª Reunião Ordinária do Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (COARIDE) foi realizada nesta terça-feira (3), em Brasília, com a presença de representantes de municípios da região, Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) e da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO). O encontro definiu o calendário de atividades de 2025 e aprovou a criação de três subcomitês que vão atuar em eixos temáticos de áreas essenciais para o desenvolvimento da Região Metropolitana do Entorno (RME).
O COARIDE, espaço de diálogo entre os Governos Federal, do Distrito Federal, de Goiás, de Minas Gerais, e os municípios vizinhos, tem desempenhado um papel estratégico na promoção da integração e no enfrentamento dos desafios históricos da Região. Durante a reunião, foram aprovados os subcomitês na área de desenvolvimento social e acesso a serviços públicos essenciais; de desenvolvimento produtivo com ênfase em turismo, meio ambiente, educação e qualificação profissional; e, finalmente, da mobilidade urbana, habitação e infraestrutura econômica.
A superintendente da SEDF-GO, Paula Tredicci, ressaltou a importância da criação dos subcomitês temáticos para impulsionar o progresso na Região e agradeceu o apoio da Sudeco na elaboração de um “cardápio de projetos”, que permitirá a captação de recursos. A colaboração entre os diferentes agentes do COARIDE, segundo ela, é essencial para que o Entorno alcance um novo patamar de desenvolvimento, sempre com o olhar atento às necessidades de cada município, mas também às suas capacidades de crescimento.
A reunião contou com a presença do presidente do COARIDE, Valder Ribeiro de Moura; do novo Secretário-Executivo da entidade , Peniel Pacheco; da superintendente da Sudeco, Luciana Barros; do prefeito de Alexânia, Allysson Silva; da secretária executiva da AMAB (Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília), Adriana Pimenta; e do secretário das Cidades do Governo do DF, Cláudio José Trinchão Santos. Também com representantes da sociedade civil e dos Ministérios das Cidades, Educação, Justiça, Secretaria de Relações Institucionais.
Ao final do encontro, ficou claro que, apesar das dificuldades enfrentadas, a união e o trabalho conjunto entre os diversos órgãos e gestores públicos têm sido fundamentais para o avanço da Região.
Secretaria do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás