Documentário da TBC é finalista do 1º Prêmio Dom Tomás Balduíno de Direitos Humanos

O documentário Ditadura – Um passado sombrio, produzido pela TV Brasil Central, é um dos finalistas do 1º Prêmio Dom Tomás Balduíno de Direitos Humanos para a Imprensa. O evento onde serão anunciados os vencedores do certame em sete categorias será realizado às 19 horas, desta terça-feira, dia 2, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. Na ocasião serão comemorados os três anos de existência do Comitê de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno e homenageados três defensores históricos de direitos humanos de Goiás.

O documentário da TBC foi produzido no final de 2018 e é composto por sete episódios que têm como mediador o jornalista e sociólogo Renato Dias. A série documental traz informações históricas fiéis aos acontecimentos da época. Começa antes de 1964, passa pela decretação do Ato Institucional nº 5 (AI-5) e termina na reabertura democrática.

“A série trata a época da ditadura militar brasileira, tanto da perspectiva nacional quanto da regional. É um registro histórico, acima de tudo”, destaca do coordenador do Departamento de Conteúdo da TBC e diretor da série, Jarleo Barbosa. Os entrevistados de cada episódio relatam como esse período deixou marcas no País, no Estado e em suas vidas.

Prêmio

O 1º Prêmio Dom Tomás Balduíno de Direitos Humanos para a Imprensa foi lançado pelo Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino, Sindicato de Jornalistas de Goiás, Faculdade de Informação e Comunicação (FIC – UFG) e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (UFG). O troféu símbolo do Prêmio foi criado pelo artista plástico Oscar Fortunato.

A finalidade é reconhecer e premiar jornalistas, repórteres, fotógrafos, artistas do traço e estudantes universitários de Goiás, em sete categorias diferentes, que publicaram trabalhos ligados à temática dos direitos humanos ao longo de 2018 nos veículos estaduais de comunicação.

A iniciativa reverencia a memória de Dom Tomás Balduíno, bispo dominicano que morreu no dia 2 de maio de 2014, e era incansável defensor dos direitos humanos, dos direitos indígenas, dos trabalhadores sem terra, comunidades tradicionais, e da justiça social.

ABC Digital

 

 

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo