Dgap investe mais de R$ 400 mil na compra de EPIs para servidores

Com investimentos de R$ 439.310,35 (quatrocentos e trinta e nove mil, trezentos e dez reais e trinta e cinco centavos) de recursos públicos do Estado, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) aguarda receber mais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para distribuição aos servidores penitenciários. A estimativa é da Superintendência de Gestão Integrada (SGI) da DGAP, que prevê a conclusão da compra dos materiais para a próxima quarta-feira, dia 8, em caráter emergencial, com dispensa de licitação, dado o Estado de Calamidade Pública decretado em Goiás.

Entre os materiais a serem adquiridos e distribuídos para os servidores, estão máscaras N95 (de alta eficiência); óculos de proteção; luvas, toucas/gorros e aventais descartáveis, aponta a superintendente de Gestão Integrada da instituição, Ana Carolina Rezende Abrahão. “A SGI estima que, com as compras que estão sendo finalizadas e as doações já realizadas e a realizar, a DGAP terá quantitativo de EPIs para todos os profissionais, em quantidade suficiente para utilização pelos próximos 3 meses”, aponta a gestora. “Essa estimativa é baseada numa memória de cálculo elaborada pelo DEPEN/MJ, que calcula a quantidade diária do uso de cada item para cada profissional de segurança prisional”, completa.

Segundo a superintendente, o grande obstáculo enfrentado para aquisição dos materiais tem sido o desabastecimento dos produtos no mercado nacional. “Não se trata de entraves burocráticos, como muitos imaginam, mas sim da dificuldade em encontrar fornecedores que tinham o produto a oferecer. Este cenário de dificuldade não é apenas de Goiás, mas de todo o País. Há Estados que chegaram a realizar requisições administrativas nas indústrias para conseguir suprir suas demandas. Pronunciamentos públicos do ministro da Saúde também demonstram esse cenário”, ressalta Ana Carolina.

Para o diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Agnaldo Augusto da Cruz, os materiais a serem adquiridos vão contribuir de forma ímpar para a manutenção da saúde daqueles que estão nas frentes de trabalho da DGAP. “O momento é emergencial e demanda uma gestão técnica de qualidade para aquisição desses materiais. Todos os equipamentos adquiridos com esse recurso público visam a manutenção da saúde dos servidores desta instituição, sendo esta uma das diretrizes do governador Ronaldo Caiado, para apoiar aqueles que não têm medido esforços para manter a ordem e a segurança nas unidades prisionais goianas”, salienta o diretor-geral.

Entregas

Serão entregues à DGAP, após a conclusão da compra, 16.308 aventais descartáveis, 839.400 luvas descartáveis, 304 óculos de proteção, 105.900 toucas/gorros descartáveis, 604 máscaras N95, somando um total de 962.516 itens. Quase todo o estoque de materiais da DGAP e de doações de parceiros para proteção à saúde dos servidores, no enfrentamento à transmissão do coronavírus, já foram distribuídos. Foram entregues às nove Coordenações Regionais Prisionais da DGAP, grupos especializados e gerências, até o momento, 10 aventais descartáveis, 3.150 luvas descartáveis, 2.691 óculos de proteção (restando apenas 339 em estoque), 30.100 toucas/gorros, 10 máscaras N95 e 26.718 máscaras cirúrgicas (sendo 24.060 produzidas em unidades prisionais da DGAP).

Mais informações:(62) 3201-4627

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo