Detran deflagra Operação Carnaval a partir desta sexta-feira
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) deflagra nesta sexta-feira, dia 1º, a Operação Carnaval 2019. A ação contará com equipes da Balada Responsável (educação e fiscalização) que atenderão os municípios com maior presença de foliões no Estado.
Durante o feriado, serão realizadas ações e blitzes educativas e de fiscalização que atuarão com foco na Lei Seca e na condução segura. O lançamento será no Posto de Fiscalização da GO-020, saída para Bela Vista, às 12 horas.
A iniciativa é uma soma de esforços entre o Detran e a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito, e busca sensibilizar os condutores a respeitarem as leis de trânsito, prevenindo acidentes e preservando vidas.
De acordo com o presidente do Detran, Marcos Roberto Silva, a operação busca priorizar a conscientização. “Nosso foco é a educação, mas não seremos condescendentes com os condutores que insistirem em descumprir as leis de trânsito e colocar vidas em risco”, adverte.
Além da Região Metropolitana de Goiânia, neste ano, a Balada Responsável será levada para municípios como Aruanã, Caldas Novas, Goianésia e Pirenópolis.
Educação
Com objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de uma nova postura no trânsito, serão realizadas ações educativas nas GOs 020 (Bela Vista), 060 (Trindade), 070 (Inhumas) e 080 (Nerópolis). Essas atividades terão início na sexta-feira (1º), quando está previsto um aumento no fluxo nas rodovias goianas devido ao feriado prolongado.
Segundo o gerente de Formação de Condutores e Educação para o Trânsito, Gustavo Mota, as abordagens buscarão alertar para os perigos da combinação de álcool e direção, do uso do celular ao volante, e das manobras perigosas, especialmente, as ultrapassagens em local proibido. Educadores distribuirão material informativo e sanarão dúvidas dos sobre direção defensiva e compartilhamento seguro das vias.
Fiscalização
Durante o carnaval, a fiscalização contará com cinco equipes compostas por servidores do Detran e militares do Batalhão de Trânsito, que atuarão na Região Metropolitana de Goiânia, Caldas Novas, Pirenópolis, Caldas Novas, Goianésia e Aruanã. Além do cumprimento da Lei Seca, as blitzes da Balada Responsável reforçam a segurança pública nestes locais, pois checam a documentação de veículos e condutores e realizam todo procedimento de rotina da PM.
“Para aproveitar o carnaval sem complicações e de forma segura, pedimos que os condutores evitem misturar álcool e direção e respeitem as leis de trânsito”, pontua o presidente do Detran. Quem for flagrado dirigindo sob o efeito de álcool terá a Carteira Nacional de Habilitação recolhida, será multado e responderá a processo administrativo que resultará na suspensão do direito de dirigir por doze meses. O motorista que estiver embriagado, quando o bafômetro acusar mais de 0,34, ainda será preso.
Gerência de Comunicação do Detran-GO.