Detran alerta para cuidados com sites falsos
O Departamento Estadual de Trânsito alerta os usuários aos cuidados necessários para evitar cair em golpes utilizando sites falsos em nome da autarquia. As denúncias mais recentes se referem à área de leilões de veículos. Nos últimos meses, ocorreram tentativas de golpes simulando geração de boletos de serviços da autarquia e até cadastro no programa CNH Social.
Com o intuito auxiliar na proteção dos cidadãos, todas as reclamações e denúncias de sites falsos registradas na Ouvidoria ou nos canais de atendimento do Detran-GO são levadas à Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos, que abre inquérito e investiga os casos. A página falsa de leilões, por exemplo, já está sob investigação.
De acordo com o gerente de Tecnologia do Detran-GO, Arthur de Souza Brasil, os usuários devem ficar atentos. Nesses casos, mesmo quando as páginas são retiradas do ar, os golpistas migram para outro domínio. Ou seja, criam outro endereço eletrônico para continuar com a atividade criminosa.
O gerente de Tecnologia alerta para o fato dos sites governamentais do Estado de Goiás possuírem a terminação go.gov.br. “Quando a pessoa for buscar algum serviço oferecido por órgão público e o site não tiver esse final, já é um sinal de alerta”, explica.
Outra dica para evitar cair em golpes é sempre buscar informação no site oficial. O portal do Detran-GO é www.detran.go.gov.br, no qual são divulgadas todas as informações relacionadas às atividades da autarquia. “Quando a pessoa não souber, o endereço eletrônico é mais seguro que ela utilize o buscador para pesquisar a página do órgão ou instituição que ela quer, e nunca o serviço. Quando o usuário busca pelo serviço, abre brecha para que a pesquisa retorne com esses sites mal intencionados, pois, geralmente, eles pagam anúncios para que ‘site’ apareça no topo”, esclarece.