Inscrições do concurso “Cidadão-Herói” são prorrogadas até o dia 7 de dezembro
Inscrições do concurso “Cidadão-Herói” são prorrogadas até o dia 7 de dezembro
Iniciativa criada pelo governador Ronaldo Caiado vai condecorar cidadãos goianos que desenvolvem projetos, de forma voluntária, em benefício da sociedade e do Estado
“Mais que tratar a doença, é preciso cuidar do paciente”. A máxima que ganhou as telonas no final da década de 1990, com a exibição do filme “Patch Adams”, também faz parte da realidade de um grupo de voluntários goianienses. Tal qual o médico interpretado por Robin Willians no cinema, o jovem Marcos Felipe Teodoro da Costa, mais conhecido como “Dr. Sorrisal”, aprendeu que o bom humor pode ser um dos melhores medicamentos para quem está com a saúde vulnerável. Ele criou, há alguns anos, a Organização Não Governamental (ONG) Missão Sorriso, que tem o objetivo de levar mais alegria, amor, fé e esperança àqueles que estão internados em hospitais ou, ainda, que foram esquecidos em asilos, abrigos e orfanatos.
A história do Marcos Felipe foi uma das encaminhadas para o site “Cidadão-Herói”, criado pelo Governo de Goiás com o propósito de homenagear os goianos que fazem a diferença no local onde vivem, com trabalhos voluntários. Na plataforma você também poderá conhecer iniciativas como a da dona Walkíria, que todas as terças-feiras abre a casa para receber os trabalhadores do Projeto Criar. Com esta ação, ela e o grupo conseguem montar dois enxovais de bebês por mês para famílias carentes.
Educação Física, Meio Ambiente e Habitação são alguns dos outros temas que têm estampado a solidariedade dos goianos no site. A ideia da condecoração foi do próprio governador Ronaldo Caiado, que, desde a campanha do ano passado, têm percebido quantos heróis anônimos o Estado tem. “Faço questão de condecorar todas essas pessoas que têm o espírito público e que estão nos ajudando a reconstruir Goiás. Todos sabem que um governo não faz nada sozinho. Sem os servidores e sem a população, não é possível alcançarmos todas as mudanças que tanto almejamos e que o nosso povo merece”, ressaltou.
Participação popular
Se você conhece alguém que coloca o bem-estar social acima do individual e que se preocupa com os problemas do próximo, você pode ajudar esse cidadão a ter a história dele reconhecida, valorizada – e por que não? – até replicada. Bons exemplos devem ser copiados mesmo. Para isso, basta encaminhar um vídeo da ação voluntária, de até um minuto e meio, para o site www.cidadaoheroi.com.br. A boa notícia é que as inscrições, que se encerrariam neste próximo sábado, 30/11, foram prorrogadas para o dia 7 de dezembro.
Pode participar do concurso qualquer pessoa que tenha domicílio eleitoral em Goiás há pelo menos dez anos e que desenvolva projetos que possam servir de inspiração para a sociedade no sentido da construção coletiva de um Estado melhor e mais justo para todos. A participação é vedada a indivíduos em exercício de cargo público eletivo, de cargo comissionado ou em função comissionada, em quaisquer das esferas e níveis de Poder.
Dez “Cidadãos-Heróis”, escolhidos por meio do voto popular no site www.cidadaoheroi.com.br, entre os dias 10 e 17 de dezembro, serão condecorados pelo governador Ronaldo Caiado com uma comenda especial. A cerimônia festiva será realizada na Praça Cívica, em dezembro.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás