Goiânia recebe 18 jogos da Copa do Mundo Sub-17 de Futebol
Em outubro, Goiânia recebe a Copa do Mundo Sub-17 de futebol. A capital de Goiás foi escolhida como uma das sedes da competição oficial que será realizada pela primeira vez no Brasil, a partir do dia 26. Os preparativos e os detalhes do evento foram apresentados nessa quinta-feira (26/09) em uma reunião do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com a presença do governador Ronaldo Caiado; secretário de Esportes, Rafael Rahif; secretária de Comunicação, Valéria Torres; diretor de operações do Comitê Organizador Local da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Ricardo Trade; e secretariado do Estado.
Durante o encontro, o governador assegurou que a acolhida do povo goiano será um diferencial no evento. “Todo o nosso secretariado estará envolvido para que a Copa aqui seja um sucesso, inclusive com os estádios mais cheios do que em ocasiões similares”, garantiu. Caiado também destacou que uma de suas bandeiras de governo, o combate às desigualdades regionais, encontra em áreas como a inovação e o esporte um caminho aberto para tirar os jovens do mundo das drogas e da criminalidade. “O esporte é, indiscutivelmente, uma grande ferramenta para dar à juventude uma melhor perspectiva na sua formação e no seu caráter, motivando-a cada vez mais para os estudos”, sublinhou.
A um mês do evento, equipes da Fifa e Governo de Goiás preparam uma grande estrutura para receber turistas e atletas e equipe técnica de 12 delegações: Angola, Austrália, Brasil, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, França, Haiti, Holanda, Hungria e Nigéria. O investimento, feito com dinheiro privado, vai deixar um legado para o esporte em Goiás, com uma série de melhorias nos estádios, como obras de irrigação no gramado, reforma no setor elétrico, iluminação, maquinário e material esportivo.
Também estiveram presentes no evento no Palácio os secretários Adriano Rocha Lima (Desenvolvimento Econômico e Inovação); Rodney Miranda (Segurança Pública); o presidente da Agência Municipal de Turismo, Urias Júnior; o presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta; o diretor de Operações do Goiás Esporte Clube, Aledino Montes; além de vários gerentes, superintendentes e assessores da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer.
Competição
Além de Goiânia, foram escolhidas como cidades-sedes da competição Brasília (DF) e Vitória (ES).A 18ª edição da Copa do Mundo Sub-17 será realizada entre os dias 26 de outubro e 17 de novembro. Após a desistência do Peru, o Brasil foi anunciado como sede do torneio pela Fifa em março deste ano. Em Goiás, serão realizadas partidas oficiais em dois estádios: o Hailé Pinheiro, do Goiás Esporte Clube, receberá oito jogos, enquanto o Olímpico, de propriedade do Governo Estadual, 10. Os ingressos para as partidas já estão à venda no site da Fifa e nos estádios e tem preços populares, que variam de R$ 5 a R$ 40. A seleção canarinho enfrenta a Angola em solo goiano no dia 1º de novembro, no Estádio Olímpico.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás