Ética Profissional é tema de palestra ministrada aos servidores da Secretaria de Estado da Comunicação
Servidores da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) participaram, na tarde desta quinta-feira (04/11), da palestra “Ética Profissional”, ministrada pela gerente da Secretaria-Geral de Comunicação, Leidina Santos. O evento virtual integra a programação criada pela pasta com foco na 3ª edição do prêmio Goiás Mais Transparente, e do Programa de Compliance Público (PCP).
Durante a palestra, foram apresentadas várias dicas de como ser ético no trabalho, entre elas: saber ouvir e trabalhar em equipe, ter responsabilidade, ser íntegro e dominar a capacidade de reconhecer os próprios erros. “Respeitar os colegas também é essencial para garantir uma boa convivência. Precisamos adotar todas essas condutas para evitar animosidades no ambiente de trabalho”, explicou a gerente.
Como forma de complementar o conteúdo apresentado aos servidores da Secom, o evento on-line também contou com a transmissão de um vídeo em que o professor e historiador Leandro Karnal aborda o tema. “O ambiente profissional é, por excelência, ético”, explicou. “É onde ocorre o exercício da diferença e da alteridade”, completou o especialista, em entrevista ao Jornal do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Por isso, a multiplicação das expressões “por favor, com licença, me desculpe e obrigado” torna-se o alicerce da ética.
As pastas vencedoras serão conhecidas no mês de dezembro. Ao longo de todo este ano, a Secom executou um cronograma de atividades para difundir o tema. “Desenvolvemos publicações nas redes sociais do Governo de Goiás, ministramos outras palestras e também elaboramos um questionário capaz de avaliar o conhecimento dos servidores sobre o Código de Ética”, elencou Leidina.
O ranking do PCP é um instrumento que mede o esforço de cada órgão do Poder Executivo estadual em implantar os quatro eixos do programa (ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos). Em 2020, dos 38 órgãos e entidades que participaram da disputa, a Secom conquistou o 5º lugar.