Cine Cultura exibe quatro produções brasileiras
De 21 de fevereiro a 1º de março, o Cine Cultura oferece três exibições diárias de filmes recém lançados, todos protagonizados por mulheres. A programação que antecede o feriado de carnaval traz o premiado Temporada (imagem de uma jovem atriz negra que abre esta reportagem), de André Novais de Oliveira, o filme Vergel, dirigido por Kris Nikleson, estrelado por Camila Morgado (imagem abaixo); o curta Tea for Two, de Julia Katharine, e o longa Lembro Mais dos Corvos, também com a mesma atriz (e que aparece na imgem acima) de Gustavo Vinagre.
O filme Temporada foi o grande vencedor da Mostra Competitiva, no 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Recebeu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Atriz para Grace Passô, Melhor Ator Coadjuvante para Russo APR, Melhor Direção de Arte de Diogo Hayashi e Melhor Fotografia de Wilsa Esser. O longa teve sua estreia mundial no Festival de Locarno e já rodou dezenas de Festivais pelo mundo, inclusive foi exibido na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e na Semana de Cinema, no Rio de Janeiro, onde a obra de André ganhou uma retrospectiva.
Nesta programação do Cine Cultura, Lembro mais dos corvos e Tea for Two serão exibidos juntos. O longa, estrelado pela atriz trans Julia Katharine, é um monólogo de uma personagem em uma noite de insônia que mistura documentário, ficção e improviso, baseado na vida da própria atriz. O curta Tea For two, de Julia Katharine, é o primeiro filme dirigido por uma mulher trans a estrear no circuito comercial no Brasil.
Sinopses
Temporada
Juliana está se mudando de Itaúna, no interior do estado, para a periferia de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para trabalhar no combate às endemias na região. Em seu novo trabalho ela conhece pessoas e vive situações pouco usuais que começam a mudar sua vida. Ao mesmo tempo, ela enfrenta as dificuldades no relacionamento com seu marido, que também está prestes a se mudar para a cidade grande.
Vergel
É verão. Uma mulher brasileira espera o corpo do seu marido que foi morto durante as férias do casal na Argentina. A burocracia é tanta e a espera tão longa, que ela começa a perder a noção do tempo e o senso de realidade. O apartamento onde ela está hospedada é cheio de plantas, mas ela sequer consegue cuidar delas. Até que uma vizinha se oferece para ajudar a regar e a mulher encontra nessa desconhecida alguém com quem compartilhar a sua dor.
Tea for Two
Sílvia é uma cineasta de meia idade em crise com sua vida. Na mesma noite em que é surpreendida pela visita da ex-esposa, que a largou há alguns anos, conhece uma outra mulher que a fascina.
Lembro mais dos corvos
Júlia conta histórias para atravessar uma noite de insônia.
Sessões:
De 21 de fevereiro a 1º de março de 2019:
16h: Temporada
18h30: Vergel
20h30: curta Tea For Two e o longa Lembro Mais dos Corvos
Ingresso: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia) – apenas dinheiro. Pessoas acima de 60 anos têm acesso livre.
Comunicação Secretaria de Cultura de Goiás