CGE disponibiliza nova consulta pública para Plano de Governo Aberto

Aberta nova consulta pública para Plano de Governo Aberto
Formulário disponível no site da CGE permite envio de sugestões para o Plano de Governo Aberto. Iniciativa alinha interesses do governo e da sociedade (Foto: CGE-GO)

O Governo de Goiás abriu, na última terça-feira (1º/10), uma nova consulta pública para que a sociedade possa contribuir com a construção do 1º Plano de Governo Aberto. Qualquer cidadão goiano pode enviar sugestões e propostas, por meio de formulário disponível no site da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) até o dia 31 de outubro. O endereço é https://goias.gov.br/controladoria/.

A ferramenta possibilita que instituições, ONGs e beneficiários de programas do governo, entre outros atores sociais, apontem as ações que devem ser prioritárias em áreas como saúde, educação e infraestrutura. Assim, o governo mantém o diálogo com a população, visando a construção de uma gestão pública mais transparente, participativa e inovadora.

O preenchimento é rápido, acessível e tem espaço para sugestões detalhadas, caso o participante deseje elaborar suas ideias com mais profundidade. Após a coleta das informações, o 1º Plano de Governo Aberto será formatado pelos membros do Fórum Goiano de Governo Aberto, sob a coordenação da CGE, sendo que o documento terá vigência até o ano de 2027.

Para o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, a contribuição popular fortalece a democracia.

“Recentemente fomos aceitos como membros de uma organização internacional conhecida como Parceria de Governo Aberto (em inglês, Open Government Partnership). Isso significa que Goiás é um ente público que tem interesse em compartilhar informações com o cidadão. Agora é hora de escolher quais são as ações prioritárias do plano. Por isso, convido todos a participarem”, afirma.

Primeira fase

Na primeira consulta pública, realizada em agosto do ano passado, a CGE analisou 50.390 contribuições dos cidadãos, fundamentais para estruturar quatro compromissos distribuídos em eixos temáticos:

  • participação social,
  • ouvidoria,
  • transparência e accountability (termo para responsabilidade e prestação de contas).

Desta vez, serão definidas as ações prioritárias dentro de cada um deles.

Saiba mais

Cidadãos podem contribuir para 1º Plano de Governo Aberto

Ampliação do Complexo Prisional de Aparecida tem consultoria da CGE

Aberta consulta pública sobre revitalização do Serra Dourada

Controladoria-Geral do Estado – Governo de Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo