Cartilha da rastreabilidade vem para informar os comerciantes e produtores rurais

Os produtores rurais e comerciantes do Galpão do Produtor Rural (Pedra I), das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO), receberam a cartilha Informativo Prático sobre Rastreabilidade, nesta última terça-feira (03), no propósito de informar as novas leis e regras da rastreabilidade nos alimentos. 

    Por determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), todos os produtores rurais e comerciantes devem identificar os hortifrútis por lote. Segundo o auditor-fiscal da MAPA, Osmário Zan Matias, as ações de implementação estão de acordo com a Instrução Normativa Conjunta da Anvisa e do MAPA. “A fiscalização visa os procedimentos para a aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva para fins de monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos”, aponta o fiscal.

    De acordo com o Osmário, a MAPA escolheu instituições do governo que são próximos aos produtores rurais e comerciantes para firmar o auxílio no aplicamento das regras da rastreabilidade. “Os órgãos que são responsáveis pela agricultura e comércio de hortifrutigranjeiros precisam auxiliar a população rural sobre a rastreabilidade. A lei só poderá conter vigor total quanto toda a cadeia tiver ciente das regulamentações. Desta forma, esse trabalho que estamos realizando, precisa da ajuda de todas as instituições governamentais, mais próximos desse publico para informar e divulgar. Previsto por lei, quem não estiver se adequado será sujeito a possíveis sanções”, disse o auditor.

    A Ceasa Goiás entra como uma das instituições que devem prestar os auxílios. E pensando na ideia estratégica para informar os produtores e comerciantes de maneira fácil, o entreposto criou a cartilha Informativo Prático sobre Rastreabilidade com conteúdos objetivos e claros. Segundo a presidente da Ceasa Goiás, Vanuza Valadares, o material veio de forma facilitada para esse produtor, para que possa conhecer melhor as normativas que o MAPA lançou e se enquadrar nas novas leis estabelecida.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo