A implementação do sistema pretende fazer o tratamento de grande parte do resíduo orgânico gerado na Ceasa.

Duas empresas concorrem para construir biodigestor

Na semana passada, a Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa/GO) deu um passo importante rumo a instalação do biodigestor. Na quinta-feira, 16, foi realizada a abertura da fase externa da licitação, com a entrega dos envelopes dos interessados a participar do processo de concorrência para contratação de empresas especializadas para a implementação o sistema na empresa. 

Duas  companhias apresentaram documentos de qualificação jurídica para a participação do licitatório, sendo elas, a Anexo Energia Esco Goiás Eireli e a Archea Biogás America Latina Ltda. A escolha da empresa a ser a responsável pela obra acontecerá a partir da análise da documentação, feita pela comissão de licitações, somada a uma avaliação técnica, desenvolvida por comissão especial. A previsão é que em cerca de 15 dias o nome da empresa vencedora seja divulgado.
O biodigestor é um equipamento relativamente simples que, fechado, possibilita a decomposição da matéria orgânica hidratada através da digestão anaeróbica, ou seja, na ausência de oxigênio bactérias anaeróbicas decompõem a matéria orgânica úmida presente no equipamento. Isso ocorre através de um processo de fermentação cujos principais produtos são o biogás e biofertilizante. A partir daí, para se obter os gases necessários e pretendidos, basta a instalação de uma usina para fazer a transformação dos mesmos, o que também é bastante viável em custos e estrutura. 

A implementação do sistema de biodigestor pretende fazer o tratamento de grande parte do resíduo orgânico gerado na Ceasa. Estima-se que a Centrais produza diariamente cerca de 25 toneladas de lixo orgânico, o que equivale a 90% de todo o lixo produzido na empresa. Com a instalação do biodigestor, além de dar uma destinação mais sustentável, tanto ecológica quanto economicamente ao lixo, a Ceasa Goiás entrará para o ranking das Ceasas mais modernas do país e a primeira a receber um sistema dessa importância.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo