Satisfazer as necessidades do comprador é uma estratégia essencial para a conquista e manutenção da clientela e solidez do estabelecimento.
Frutas, legumes e verduras são comercializados nos centros urbanos em diferentes locais. Desde mercados, supermercados, quitandas, sacolões e vendedores ambulantes. A Ceasa Goiás é o grande ponto de encontro de distribuição destes alimentos.
Para aumentar as vendas, satisfazer os clientes e conseguir um bom funcionamento da loja separamos 3 passos fundamentais:
1 – Conhecer meu cliente
O cliente que vem ao Ceasa comprar, como qualquer outro consumidor, procura uma relação de compra agradável com comerciantes e funcionários. Satisfazer as necessidades do comprador é uma estratégia essencial para a conquista e manutenção da clientela e solidez do estabelecimento.
Você já parou para perguntar qual o objetivo do seu negócio? Com certeza a resposta seria que ele gere lucros para aqueles que investiram nele! Se você conhece o seu cliente, sabe o que ele quer e o atende de forma eficiente, você está no caminho certo. A venda ser torna consequência disso.
Nos últimos tempos, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde, a qualidade e o bem-estar e com isso produtos como frutas, legumes e verduras, estão sendo mais valorizados. É uma realidade que o mercado ampliou e aproveitar dessa tendência para promover o seu negócio, aumentando a clientela justifica a resposta sobre qual objetivo do seu negócio.
Entre os benefícios que você pode oferecer estão:
Qualidade: pode ser desde à qualidade da matéria-prima, valor nutricional ou à aparência.
Preço: se você oferece um produto de boa qualidade a um preço justo e consegue apresentar isso ao cliente pode ser que para os consumidores você esteja praticando um preço baixo em relação àquilo que está oferecendo.
Bom atendimento: quem lida com o consumidor precisa de uma atitude positiva, ser educado, atencioso, simpático e disponível para o cliente. O bom atendimento também exige higiene, conforto e segurança. o ambiente é o primeiro impacto e não esqueça que é o cliente quem traz o dinheiro para o seu negócio.
2 – Gestão de negócios
O gerenciamento de um comércio exige controle e organização. É necessário que o proprietário ou gestor consiga um bom sistema de controle financeiro e gestão, estabeleça metas e esteja atento ao controle de gastos e aos melhores meios para redução dos custos.
É fundamental construir estratégias e adotar técnicas gerenciais que contribuam para seu dia-a-dia. Saber comprar e saber vender o que se comercializa, ter bem especificado, com uso de planilhas e documentos, o que entra e sai de mercadoria e dinheiro, conhecer e identificar os principais problemas, buscando sempre mecanismos de reduzi-los.
Existem três grandes problemas, básicos de uma empresa, que precisam ser enfrentados para o seu gerenciamento: conseguir o fornecedor (ou a manutenção da lavoura), a depreciação dos produtos e a inadimplência.
3 – Organização do local de trabalho
As boas práticas são ferramentas importantes para garantir a qualidade dos alimentos. Essa ação envolve uma série de procedimentos que precisam ser entendidos, aplicados e mantidos no dia a dia de toda a equipe durante a comercialização desses produtos.
Tendo em vista a importância da qualidade, a organização se faz necessária para evitar prejuízos e alimentos contaminados que podem ocasionar doenças. Além disso, é necessário que alguns itens de estrutura física sejam atendidos, visando à qualidade dos produtos expostos à venda e o conforto do cliente.
O consumidor deve ser o foco principal. Cative, agrade e inove sempre e ganhe clientes fiéis. A oferta de frutas, legumes e verduras de boa qualidade reflete a preocupação que o estabelecimento tem em atender as necessidades do consumidor.