Planta de sabor ardido ou picante, que pode ser um fruto, semente ou condimento

Aqui na Ceasa-GO são mais de 20 estabelecimentos comerciais especializados em ofertar pimentas. Isso faz das Centrais de Goiás um dos melhores locais para se comprar o produto.

Somente em 2019, a comercialização de pimentas, chegou a uma movimentação financeira de cerca de 11 milhões de reais. 

Ao todo, 90% do produto comercializado aqui, é originário do Estado de Goiás. Além disso, todo esse volume gera muitos empregos dando oportunidades aos produtores, comerciantes, trabalhadores e varejistas. 

São cerca de 12 tipos diferentes de pimentas. As mais consumidas nacionalmente são: pimenta de cheiro, calabresa, malagueta, dedo-de-moça, biquinho, cumari e pimenta-do-reino. 

No plantio é importante observar as características do solo. Ele precisa ser bem drenado, leve, rico em matéria orgânica e fértil. O pH do solo precisa estar entre 5 e 8, nível ideal que as pimentas toleram. O solo precisa estar úmido (não encharcado), onde a pimenteira seja constantemente irrigada.

As pimentas precisam também estar expostas diretamente ao sol. No geral as espécies de pimenta preferem um clima quente, que esteja entre 16°C a 34°C. Por isso se adaptam bem em regiões tropicais e subtropicais. 

Em alguns casos será necessário amarrar as plantas em estacas de madeira. É importante que se retire todas as ervas daninhas que estiverem na pimenteira, pois elas roubam os nutrientes. 

A pimenta é muito utilizada em temperos e tem beneficios como ser antioxidante, anti-inflamatório e ajuda na digestão. Não é recomendado o consumo em excesso. 
 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo