Caiado sobre o Sistema Corumbá: ‘Em apenas 3 anos, concluímos’

 

Em entrevista coletiva durante a inauguração da Captação Corumbá, do Sistema Produtor Corumbá, na manhã desta quarta-feira (6/4), em Luziânia, o governador Ronaldo Caiado criticou a demora na entrega da obra que, concluída, vai beneficiar cerca de 1,3 milhão de pessoas a partir do reforço e ampliação do abastecimento de água em Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Novo Gama, além da região Sul do Distrito Federal. “Ficou parada por seis anos, por causa dos grandes problemas da Saneago, que nem precisamos mencionar”, lembrou Caiado, numa referência aos escândalos de corrupção em gestões anteriores da Companhia.

“Recebemos 56% da obra e em apenas três anos concluímos”, destacou o governador. “A população já estava desacreditada. Temos aqui um servidor da Saneago que, só na obra, ficou quase 25 anos”, repreendeu. Considerada uma das maiores obras de saneamento do País, com quase R$ 440 milhões em investimentos, o empreendimento vai acompanhar o crescimento vegetativo dos municípios da região e garantir a distribuição de água durante todo o ano, inclusive no período de estiagem.

O atendimento do Entorno Sul de Goiás é um antigo projeto da Saneago iniciado em 1989 com o nome de Sistema de Abastecimento de Água Grande Luziânia. O investimento era estimado à época em R$ 24 milhões até o ano de 2003. O projeto foi iniciado, porém a captação do Lago Corumbá foi inundada em 2005 devido a implantação da barragem. Mesmo com o prejuízo e com o processo frustrado, a Companhia voltou a fazer novo planejamento para o atendimento de uma das regiões que mais cresce no país.

O Sistema Produtor de Água Corumbá foi concebido, na configuração atual, para equacionar o problema de abastecimento público de água da região do Entorno Sul de Brasília e parte do Distrito Federal, em uma ação conjunta entre a Saneago e Caesb. A concepção atual foi idealizada no ano de 2006. “É todo um trabalho no qual estamos conseguindo dar dignidade e cidadania às pessoas que habitam o Entorno de Brasília”, frisou o líder goiano.

Ao trazer segurança hídrica para as cidades atendidas, a obra possibilita o desligamento de poços tubulares na região, que frequentemente geram problemas de desabastecimento e questões de baixa qualidade de água. O Sistema Produtor Corumbá pode colaborar com a melhoria desses indicadores operacionais, como: qualidade e eficiência. O objetivo geral da obra é buscar maior eficiência e a entrega de melhores resultados. O sistema pode ser ampliado para a vazão de 5.600 litros por segundo, dobrando a população beneficiada.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo