Banco de Leite Humano do HMI é referência para rede estadual

 

Importante instituição para a garantia da sobrevivência e da qualidade de vida de bebês prematuros, o Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil (BLH/HMI), unidade da Secretaria da Saúde de Goiás (SES), é também referência para as outras quatro unidades que compõem a Rede Estadual de Bancos de Leite e integram a rede brasileira, modelo para o mundo. Todos atuam de forma idêntica na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Este ano, a rede goiana respondeu por mais de 1,8 mil litros de leite humano distribuídos, que beneficiaram cerca de 2,2 mil receptores. Desse total, apenas a unidade do HMI totalizou 795 litros, atendendo 1.060 crianças.

“A mãe chega precisando de aconselhamento e orientação sobre amamentação, e é o que a gente faz. Em seguida, caso ela tenha leite em excesso, é convidada a fazer a doação desse excesso”, explica Renata Machado Leles, coordenadora do BLH/HMI e também da rede goiana. “Mesmo em casa, a mãe liga e se informa. Se está com a amamentação estabelecida, ela mesma nos procura para doar o excesso”, continua. “O leite é então pasteurizado, passa por um controle de qualidade e é fornecido a bebês prematuros, de baixo peso, internados na UTI neonatal”, acrescenta Renata, que é farmacêutica e bioquímica.

Além desse importante trabalho, realizado em prédio anexo ao HMI, o BLH atua também na capacitação e atualização das demais unidades no Estado, realizando orientações em Goiânia ou nas próprias cidades onde os BLHs estão baseados – Anápolis e Planaltina de Goiás. “As capacitações são padronizadas pela coordenação nacional e repassadas a todos os Bancos de Leite Humano do Brasil e também de fora, pois é um modelo exportado para todo o mundo”, orgulha-se Renata.

Troca de leite

Outro intercâmbio importante é a troca de leite humano, quando uma unidade está com o estoque baixo – a média no BLH do HMI é de 150 litros. “Às vezes, até trazem para nós, mas também já fomos buscar, para os bebês daqui”, conta Renata. Campanhas de incentivo, como o Agosto Dourado, em curso neste mês, também são fundamentais para manter o estoque em alta. O resultado imediato dessas ações é o aumento da procura por mães no BLH, onde, preenchem um cadastro, e se tornam doadoras. Essa condição persiste durante todo o tempo da licença maternidade. “Normalmente, quando retorna ao trabalho, a mãe deixa de doar”, lembra.

À exceção das mães lactantes que dão à luz no HMI, as demais coletas são feitas na casa das doadoras, por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO). A 3º sargento Ronilde das Chagas Ramos está à frente desse trabalho, acompanhada por uma técnica de enfermagem. Por semana, ela faz entre 40 e 50 visitas.

“É gratificante realizar a busca do leite humano; percebo que as doadoras sentem confiança ao ver uma equipe do Corpo de Bombeiros realizar a busca, e esse conforto faz com que elas doem por mais tempo. Isso me faz ter amor ao trabalho que executo; no fundo, estou salvando vidas”, diz.

Você Sabia?

– O leite humano contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água que uma criança precisa para se desenvolver, além dos anticorpos e glóbulos brancos, que previnem infecções e doenças.

– Esse alimento é capaz de reduzir em 13% o número de mortalidade infantil dentro dos cinco primeiros anos de vida da criança.

– É o melhor alimento nos primeiros seis meses de vida. Após essa idade, a dieta ideal da criança seria a combinação de alimentação saudável com a amamentação até os 2 anos de idade

– O Agosto Dourado é uma ação de incentivo à amamentação durante os 30 dias do mês e foi iniciado com a Semana Mundial de Aleitamento Materno, iniciada no dia 5 do mês.

Bancos e Postos de Coleta de Leite Humano em Goiás

Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil de Goiânia
Av. R-7 esq. com Av. Perimetral, s/n, Setor Oeste/Coimbra – Goiânia
Telefone: (62) 3956-2921

Banco de Leite Humano Elaine Miriam de Oliveira.
Hospital Municipal Jamel Cecílio, em Anápolis, em 1987.
Avenida Cachoeira Dourada. Praça Martins, Bairro São Joaquim, Anápolis-GO
Telefone: (62) 3902-2496

Banco de Leite Humano de Planaltina-GO
Bairro Setor Oeste – Planaltina-GO
Telefone: (61) 2017-1369

Banco de Leite Humano da Maternidade Nascer Cidadão (posto de coleta de leite humano ordenhado do Hospital e Maternidade Dona Íris.
Avenida Oriente s/n, Setor Jardim Curitiba 3 – Goiânia-GO
Telefone: (62) 3298-1214

Banco de Leite Humano Dona Edna Cupertino (na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis)
Rua Visconde de Taunay, 134, Bairro Jundiaí, Anápolis-GO.
Telefone: (62) 3311-9933

Fotos: Erus Jhenner

Mais informações: (62) 3201-3784 / 3201-3816 / 3201-3811

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo