Academias da Saúde: Espaços voltados à melhoria da saúde

 

A dona de casa Maísa Santos, de 27 anos, encontrou uma motivação especial para dar um pouco mais de sentido à sua rotina. Todos os dias, ela acorda bem cedo, prepara o café da manhã para a família e sai para a prática de atividade física. Faz zumba, pilates e treinamento funcional. As aulas, totalmente gratuitas, são ministradas pela fisioterapeuta Eziene Maria de Paiva na Academia da Saúde do setor Retiro do Bosque, em Aparecida de Goiânia.

A unidade, coordenada por Eziene Paiva, presta assistência a cerca de 70 famílias residentes em diversos setores do município. Ela é uma das 200 Academias da Saúde instaladas em 164 municípios goianos. Nesses locais, além de atividades físicas, são desenvolvidas diferentes iniciativas, que visam a um modo de vida saudável e sustentável. O coordenador-geral da Promoção da Saúde da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), Thiago Guida de Menezes, destaca que as Academias da Saúde prestam o atendimento conforme o perfil e as necessidades da população a ser atendida.

A Academia da Saúde é um programa do Ministério da Saúde (MS) desenvolvido conjuntamente pela SES-GO e pelas Secretarias Municipais de Saúde. Thiago Menezes informa que a SES-GO, por meio da Coordenação de Programas Especiais, monitora e coordena as ações e realiza continuamente os cursos de atualização profissional das equipes. O município, por sua vez, contrata os técnicos habilitados para o desenvolvimento das atividades com a população.

“As Academias da Saúde são, antes de tudo, um espaço de extroversão, de alegria, da busca de uma vida com saúde e com alimentação equilibrada”, pontua Thiago Menezes. Na prática, tais unidades colocam em evidência a importância do profissional de Educação Física no contexto da saúde pública, para a prevenção e melhoria de agravos. A inserção do educador físico nas equipes de Sistema Único de Saúde (SUS) está prevista na Portaria 154/2008, do Ministério da Saúde, na qual foram criados os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

O documento do MS ressalta que o educador físico desenvolve um trabalho multidisciplinar, em parceria com outras categorias profissionais. Thiago Menezes ressalta que grande parte das Academias de Saúde é dotada desse profissional. Na estrutura da SES-GO, o educador físico é lotado em diferentes coordenações e unidades hospitalares administradas por organizações sociais.

Parcerias

A fisioterapeuta Eziene Maria de Paiva atua na Academia da Saúde do setor Retiro do Bosque, em Aparecida de Goiânia. Com a intenção de dinamizar o máximo possível o espaço, ela firmou parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do bairro. O espaço funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. Além da caminhada, pilates, alongamento, fortalecimento dos músculos e treinamento funcional, Eziene ministra aulas de hidroginástica, por meio de um acordo firmado com a equipe do Centro Olímpico local.

Na Academia da Saúde do setor Retiro do Bosque também são realizadas reuniões para os Grupos Perda de Peso e da Coluna. Nesses encontros, são abordados assuntos como a necessidade de adoção de uma alimentação balanceada e condutas a serem adotadas para a prevenção da dor na coluna. A fisioterapeuta também está desenvolvendo o projeto Academia Maior Acessibilidade, voltado às pessoas que trabalham e que têm menos tempo para exercícios físicos. O projeto prevê a realização de aulas de zumba às quinta-feira, das 18h15 às 19h15.

A dona de casa Maria Gomes Marinho, de 52 anos, destaca que procura aproveitar o máximo possível das atividades oferecidas pela unidade do setor Retiro do Bosque. Ela está na academia há cerca de quatro anos, desde quando a unidade foi inaugurada. “Os exercícios físicos, as palestras e o contato com as pessoas têm me proporcionado melhor saúde e mais qualidade de vida”, pontua.

1º de setembro

O dia 1º de setembro é celebrado, em todo o País, como o Dia do Profissional de Educação Física. A data, instituída pela lei federal 11.342, de 2006, visa ressaltar a relevância desse profissional, responsável por manter o corpo humano em ação e saudável. O educador físico tem como característica marcante a capacidade de reunir e ensinar as técnicas e práticas das diversas atividades esportivas existentes. Além disso, transmite aos alunos valores como trabalho em equipe, respeito às regras e motivação.

O coordenador-geral de Promoção à Saúde da SES-GO, Thiago Guida de Menezes, acentua que o educador físico está inserido entre as 13 categorias profissionais destacadas para atuar nas Academias da Saúde, que é um programa do Ministério da Saúde desenvolvido conjuntamente pela SES-GO e pelas Secretarias Municipais de Saúde. Tais unidades também preveem programas coordenados por terapeuta educacional, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, sanitarista, educador social, musicoterapeuta, arteterapeuta, nutricionista, artista de dança e dançarino.

Thiago Menezes observa que, justamente por contemplar a atuação de diferentes profissionais, as Academias da Saúde são bastante diversificadas. Na prática, conforme diz, são academias no sentido amplo. Além de atividades físicas, nesses locais são realizadas reuniões de grupos de obesos, gestantes e idosos, entre outros. Também são ministradas palestras sobre temas variados, como reeducação alimentar e riscos do fumo, entre outras.

Fotos: Sebastião Nogueira e Erus Jhenner

Mais informações: (62) 3201-3784 / 3201-3816 / 3201-3811

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo