Certificado Internacional de Vacinação é exigido em 120 países

Vacina contra febre amarela é pré-requisito para obtenção do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (Fotos: Iron Braz/SES-GO)

A Secretaria da Saúde (SES-GO) alerta sobre a necessidade do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) antes de viagens para o exterior, durante as férias de fim de ano. O documento comprova estar imunizado, principalmente, contra a febre amarela e é exigido para entrada em 120 países que têm acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A exigência é válida para crianças a partir de 9 meses de idade e, para obter o certificado, a pessoa precisa ter o comprovante de que tomou a vacina.

A solicitação do certificado é fácil e pode ser feita pela internet, inclusive, por meio do Portal Expresso Goiás, que reúne serviços de todas as áreas de atuação do governo estadual. Na página, encontra-se todo o passo a passo necessário para preenchimento de dados, envio (em PDF) de documentos pessoais e do cartão de vacina, entre outras.

O prazo para emissão do certificado é de até cinco dias.

Para quem ainda não tomou a vacina, o primeiro passo para obter o CIVP é procurar um posto de saúde para se vacinar.

“O imunizante precisa ser aplicado pelo menos 15 dias antes da viagem para que o corpo produza anticorpos”, explica a gerente de Imunização da SES-GO, Joice Dorneles. “Esse momento é importante também para a atualização da caderneta de vacinação da criança, do adolescente e de toda a família”, defende a gerente.

Em situações excepcionais, o certificado pode ser solicitado também para meningite e poliomielite, especialmente em países com a transmissão dessas doenças.

Vacina contra febre amarela é pré-requisito para obtenção do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (Fotos: Iron Braz/SES-GO)
Para quem ainda não tomou a vacina, o primeiro passo para obter o CIVP é procurar um posto de saúde para se vacinar (Foto: Iron Braz/SES-GO)

Golpes

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre golpes na internet sobre serviços falsos para a emissão do CIVP.

Segundo a Agência, criminosos estão disponibilizando formulários semelhantes ao oficial para coletar dados das pessoas (que podem ser usados em outros golpes) e também cobrando taxas indevidas – a emissão do certificado é gratuita.

Saiba mais

“Sejamos responsáveis”, conclama Caiado ao pedir que população mantenha vacinação em dia

Saúde alerta sobre importância da vacinação para prevenção da gripe

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo