Policlínica de Formosa beneficia mais de 200 mulheres com mutirão de mamografia

Policlínica de Formosa beneficia mais de 200 mulheres com mutirão de mamografia
Ação é totalmente gratuita e realizada através da regulação pelo SUS (Foto: Braz Silva/Imed)

Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, a Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa, unidade do Governo de Goiás, está promovendo, até esta quinta-feira (31/10), um mutirão de exames de mamografia.

A ação que é totalmente gratuita e realizada através da regulação pelo SUS, teve início no último dia 23 e deverá beneficiar cerca de 208 mulheres. A iniciativa reforça a importância do diagnóstico preventivo, buscando alertar e sensibilizar a população sobre a necessidade de cuidados regulares para aumentar as chances de um tratamento eficaz contra o câncer de mama.

Durante o mutirão, a Policlínica de Formosa, administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), mobilizou uma equipe especializada e utilizou tecnologia avançada para garantir precisão e segurança em cada exame, além do acompanhamento durante todo o processo pela equipe multidisciplinar da unidade. Com capacidade para realizar até 30 mamografias por dia, o atendimento foi organizado das 07 às 19 horas, ampliando o alcance para a população.

Uma das pacientes que participou do mutirão foi Carla Montalvão, que destacou a importância da prevenção do câncer de mama para a saúde de todas as mulheres.

“Prevenir contra o câncer de mama é essencial para nossa saúde. O SUS, aqui na Policlínica, nos proporciona esse cuidado e acolhimento. A equipe é muito atenciosa, todas as mulheres são tratadas com muito carinho e cuidado. Eu tenho um enorme carinho por toda a equipe. Convido todas a fazerem o exame, a se cuidarem, porque é muito importante”, convida Carla, satisfeita com o atendimento.

Exame de mamografia

A mamografia é um exame essencial para a saúde da mulher, capaz de identificar alterações nas mamas de forma precoce, muitas vezes antes do surgimento de sintomas visíveis. Indicado principalmente para mulheres a partir dos 40 anos, o exame permite a detecção de nódulos e outras anomalias que podem evoluir para o câncer de mama. A realização periódica da mamografia aumenta significativamente as chances de um tratamento eficaz e menos invasivo, reforçando a importância do cuidado preventivo.

Para o enfermeiro Vanderson Tiago, responsável técnico pelo Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico, o diagnóstico precoce é um aliado fundamental na luta contra o câncer de mama.

“A importância deste mutirão vai além da realização de exames, trata-se de uma ação de conscientização que visa salvar vidas. Iniciativas como essa são essenciais para garantir que mais mulheres tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade. O compromisso da Policlínica de Formosa com a prevenção e o acolhimento reflete um genuíno cuidado com a vida e o bem-estar da comunidade”, conclui Vanderson.

Saiba mais

Hugo abre 39 vagas para contratação de pessoas com deficiência

Policlínicas realizam mais de 600 mamografias em uma semana

Policlínicas abrem portas para exames de mamografia

Em outubro, Ipasgo Saúde zera coparticipação em mamografias

Obras do Hospital Estadual de Formosa vão triplicar atendimento

Secretaria de Estado da Saúde (SES) – Governo de Goiás


Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo