Lançada 3ª edição do Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia e Inovação
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) lançam a terceira edição do Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A premiação de 2024 reconhece profissionais e instituições que contribuem para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador no estado e no Brasil. As indicações podem ser feitas até o dia 19 de novembro, com premiação final prevista para o mês de fevereiro de 2025.
O prêmio é alinhado ao Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação – Professor Ennio Candotti, contando com sete categorias que abrangem pesquisadores em todas as áreas do conhecimento, pesquisadores e empresas inovadoras, profissionais de comunicação e outras categorias que pretendem valorizar os diversos atores que contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado de Goiás.
“Goiás tem mostrado para o Brasil que é possível avançar usando ciência e tecnologia para gerar inovações que transformam a vida da população”, afirma o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto.
“O governador Ronaldo Caiado é um gestor da ciência e, por meio do Goiás Social, temos incentivado pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica a usar a tecnologia em seu favor e de suas comunidades. Por isso a importância de premiar quem produz ciência e inovação no estado”, completa o titular da Secti.
Outra novidade nesta edição é a premiação a estudantes de pós-graduação de destaque, em todas as áreas do conhecimento.
“É uma forma de reconhecer e valorizar o protagonismo de pesquisadores e empresas goianas em projetos de ciência, tecnologia e inovação, além de destacar o papel fundamental da ciência e do fomento à pesquisa e inovação para o desenvolvimento social e econômico do estado e do país”, destaca o presidente da Fapeg, Marcos Arriel.
Além dos certificados de reconhecimento, o primeiro colocado em cada uma das categorias de pesquisador de destaque, pesquisador inovador e profissional de comunicação serão indicados pela Fapeg para concorrer à etapa nacional do Prêmio Confap 2024, com premiação financeira de até R$ 10 mil.
As indicações devem ser feitas por Instituições de Ensino Superior, Instituições de Ciência e Tecnologia e empresas sediadas em Goiás, através da plataforma Sparkx-Fapeg em goias.gov.br/fapeg até o dia 19 de novembro.
Saiba mais
Projeto apoiado pela Fapeg incentiva participação feminina na ciência
Fapeg inaugura biofábrica em Campos Belos
Fapeg abre chamada pública para unidades da Embrapii no estado
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) – Governo de Goiás