Grupo Corpo e Mente da UEG realiza ciclo de palestras
O Grupo de Pesquisa Corpo e Mente sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG) realiza um ciclo de palestras neste semestre para estudar e discutir sobre os desafios do conhecimento científico na contemporaneidade e sobre os paradigmas do conhecimento que orientam as produções do conhecimento na área da educação e da Educação Física.
A primeira palestra do mês de fevereiro está marcada para o próximo dia 25, às 19 horas, quando o professor Hajime Takeuchi Nozaki, da Universidade Federal de Juiz de Fora, abordará o tema "A importância do estudo sobre conhecimento em tempos de pandemia", com a mediação do professor Rodrigo Roncato Marques Anes, da UEG. A transmissão será feita pelo canal no YouTube do Grupo de Pesquisa Corpo e Mente – UEG. Haverá emissão de certificado de participação.
Corpo e Mente
O Corpo e Mente – Grupo de pesquisa sobre formação e intervenção profissional em Educação Física é vinculado ao curso de Educação Física da Unidade Universitária de Goiânia – Eseffego e certificado pelo CNPq, que há pouco mais de 10 anos tem produzido conhecimento e estudos voltados à análise da produção do conhecimento e ao debate sobre a formação de professores de Educação Física.
O grupo tem como líder o professor Rodrigo Roncato Marques Anes e vice-líder o professor Paulo Roberto Veloso Ventura e conta com a participação de professores da UEG e de outras instituições, como também de alunos e egressos da UEG.
Segundo o professor Rodrigo Roncato, para além das atividades de pesquisa e produção do conhecimento, desde 2019 o grupo tem se organizado para produzir espaços formativos para a comunidade acadêmica de um modo geral, especialmente por meio de grupos de estudo e projetos de extensão.
Em 2020 o grupo passou a desenvolver as atividades de estudo de forma remota, tendo a oportunidade de receber ainda mais pessoas interessadas em participar. "Isso motivou o grupo a organizar uma nova agenda para estudar e discutir sobre os desafios do conhecimento científico na contemporaneidade e sobre os paradigmas do conhecimento que orientam as produções do conhecimento na área da educação e da Educação Física", destaca Rodrigo.
O professor diz que a agenda tem sido extremamente produtiva. "Tem possibilitado ao grupo e seus participantes o alcance de debates necessários e urgentes, sobretudo num contexto de pandemia em que a ciência e sua função social tem sido abertamente questionada", salienta.
Ao longo do primeiro semestre de 2021, o Corpo e Mente, com o objetivo de divulgar este trabalho de estudo e investigação, como também ampliar as potencialidades formativas, passa a desenvolver a partir deste mês de fevereiro um Ciclo de Palestras. O ciclo também pretende aprofundar temáticas relacionadas aos estudos produzidos pelo grupo no momento, com a oportunidade de dialogar com palestrantes externos e grandes referências na área da Educação e Educação Física.
Rodrigo diz que a cada mês uma palestra será realizada, com divulgação prévia nos canais de comunicação da UEG, no perfil do grupo no Instagram (@grupocorpoemente.ueg) e demais redes sociais.
Fonte:UEG-GO