Dgap institui Programa Módulo de Respeito, Trabalho e Educação
A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (Dgap) instituiu nesta última quarta-feira, dia primeiro de julho, por meio da Portaria 158/2020, o Programa Módulo de Respeito, Trabalho e Educação (Promter), que estabelece valores e regras sociais, convivência harmônica e pacífica, oportunizando vagas de trabalho, formação profissional e educacional ao custodiado do sistema prisional goiano. O programa é sustentado pelo tripé: educação, trabalho e espaço de convivência, cujas atividades são desenvolvidas em regime integral e realizadas de forma individual ou em grupos, abordando a capacidade de auto-organização e de integração às socioeducativas.
Em reunião na nesta última quarta-feira, no gabinete da Dgap, o diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Agnaldo Augusto da Cruz, tratou sobre o progrma com a gerente de Educação, Módulo de Respeito e Patronato, Michelle Cabral; a chefe do Escritório de Negócios do órgão, Paula Mônica Alves dos Reis; e o coordenador do Módulo de Respeito, José Avelino Júnior.
O Promter institui diretrizes e normas para o trabalho, educação e o Módulo de Respeito baseadas no respeito à individualidade, escolha religiosa e conceitos morais; colaboração com o responsável pela supervisão do ambiente; obediência às regras impostas para a convivência harmônica. O programa ainda se fundamenta no trabalho produtivo como um dos pilares da ressocialização; no estudo como base de um futuro mais promissor e no tratamento igualitário entre os detentos e destes com os servidores.
A portaria que apresenta o Promter está disponível no site da Dgap: https://www.dgap.go.gov.br/ para conhecimento de todos os diretores de unidades prisionais e consulta sobre dúvidas. O documento também foi enviado para os coordenadores regionais prisionais do órgão para imediatas providências necessárias à implantação do programa.
Foto: Dgap
Comunicação Setorial Dgap – Governo de Goiás