Gracinha Caiado destaca potencial produtivo de Minaçu durante entrega de 32 tanques e 15 mil alevinos
A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, fez a entrega de 32 tanques e de 15 mil alevinos, que foram doados pelo Governo de Goiás a pequenos produtores de tilápia da Associação de Aquicultores do Parque Aquícola Conquista (AAQUIPAC), de Minaçu. Agora, 11 famílias terão sua renda acrescida com os benefícios, que trarão também mais desenvolvimento social à região Norte do Estado.
Após a proibição da exploração de amianto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) – atividade que era a base da economia de Minaçu –, a cidade foi tomada por forte crise. E, para auxiliar no processo de restabelecimento da economia local, Gracinha reforçou que o Estado dará o apoio necessário. “Não podemos cruzar os braços. Temos que trazer a oportunidade para que vocês possam trabalhar e fazer com que Minaçu seja referência em Goiás”, disse.
Emocionado, o presidente da Associação, Jadir Mendonça, agradeceu o incentivo do Governo de Goiás, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), para a ampliação da piscicultura. “Nós iniciamos a atividade há três anos, e nossas famílias sabem o tanto que nos dedicamos a esta luta. Isso será, com certeza, bem investido e vai ter resultado rápido”, afirmou.
Toda a ação conta com parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Senar Goiás e Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF).
Secretário goiano de Agricultura, Antônio Carlos Lima Neto, reiterou que fomentar o desenvolvimento regional é determinação do governador Ronaldo Caiado. “Isso tudo é um trabalho de mãos dadas. A primeira-dama tem nos dado todo o apoio para que a gente possa se integrar a todas essas iniciativas, mostrando que o agro também é social, e promove o desenvolvimento econômico e social”, assinalou.
Os produtores ainda terão acesso a cursos de capacitação oferecidos pela Emater para melhor aproveitarem os recursos doados, bem como o acompanhamento técnico do Senar Goiás pelo período de dois anos, para otimização de todo o processo da cadeia produtiva. “A Emater tem o compromisso de fazer com que toda essa entrega seja revertida em melhoria de renda em todo o município”, comentou o presidente da Emater, Pedro Leonardo.
A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) também montou um estande do programa “Goiás Empreendedor” em Minaçu, com dois agentes para orientar os produtores a como ter acesso a linhas de crédito junto ao governo.
Restaurante do Bem
Em coletiva, Gracinha Caiado falou sobre o fechamento do Restaurante do Bem de Minaçu após uma visita da Vigilância Sanitária. “Já tivemos conhecimento de que as obras recomeçaram e, se Deus quiser, o Restaurante estará aberto, porque é isso que o povo de Minaçu espera e é isso que terá”, garantiu a primeira-dama.
Fotos: Lucas Diener
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás