Goiás bate meta de vacinação contra o sarampo

 A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo Goiás aplicou 73.267 doses da tríplice viral em pessoas da faixa etária de 1 ano a menores de 2 anos, alcançando a cobertura de 100,18%. Os dados foram apresentados pela Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) em reunião ordinária da 9ª Comissão Intergestores Bipartite, realizada na terça-feira, dia 29, no K Hotel, em Goiânia (GO). Mas o titular da pasta, Ismael Alexandrino, destacou que é preciso ficar atento para a segunda etapa da vacinação, que será realizada do dia 18 a 29 de novembro, para adultos de 20 a 29 anos, com o dia “D” de mobilização social, em 30 de novembro.

“O Estado como um todo bateu a meta, mas há municípios que estão abaixo do esperado, então, precisamos que os secretários municipais nos ajudem com a campanha. E o fato de a segunda etapa ser para pessoas de 20 a 29 anos não exclui que outras idades sejam vacinadas. Quem não tem vacina tem que vacinar. Já foram registrados casos de sarampo em 182 países, de uma doença que já havia sido erradicada, precisamos estar atentos e fazer nossa parte”, afirmou Alexandrino.

Pautas

Ainda na CIB, a SES-GO divulgou para os municípios que estão abertas as inscrições ao curso de Qualificação das Ações de Alimentação e Nutrição no SUS-GO – 2ª Edição. Com carga horária de 162 horas na modalidade de educação a distância (EaD), o curso é voltado para servidor público de nível superior vinculado ao SUS, podendo ser das esferas municipal ou estadual de saúde de Goiás. São ofertadas 350 vagas, com previsão do início do curso em 18 de novembro de 2019. As inscrições podem ser feitas até 8 de novembro, pelo site www.esap.go.gov.br

Também foram apresentadas e debatidas na CIB pautas sobre a implementação do Plano Ampliado de Desenvolvimento da Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (PADEpiSUS); sobre a Nota Técnica nº 03/2019, que aborda o protocolo de suplementação do Medicamento Palmitato de Retinol (vitamina A) para sarampo; Boletim Epidemiológico da Sífilis; portaria nº 2.499/GM/MS, de 23 de setembro de 2019, que trata dos registros de vacina e outros imunobiológicos a serem realizados na Unidade de Atenção Primária em Saúde; portaria nº 2.722/GM/MS, de 15 de outubro de 2019, que estabelece incentivo financeiro para implementação e fortalecimento das ações de ampliação da cobertura vacinal da tríplice viral.

CIB

A Comissão Intergestores Bipartite é o fórum de negociação entre o estado e os municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS). Entende-se por pactuações as negociações e acordos estabelecidos entre os entes federativos envolvidos por meio de consensos para a operacionalização e o aprimoramento do SUS.

Para mais informações sobre a 9ª Comissão Intergestores Bipartite acesse a pauta da reunião (pdf, 1,23 MB)

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais informações: (62) 3201-3784 / 3201-3816 / 3201-3811

Chefe da Comunicação Setorial: Ludmila Junqueira

Coordenador de jornalismo: Pedro Henrique Ferreira

Coordenadora de mídias: Letícia Oliveira

Coordenadora de sites: Lívia Soares

Mídias Sociais:
www.saude.go.gov.br
www.instagram.com/saudegoias
www.facebook.com/saudegoias
www.twitter.com/saudegoias

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo