Curso forma agentes para alta eficiência em escoltas penitenciárias

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) e da Diretoria-Geral da Administração Penitenciária (Dgap), realizou na tarde desta terça-feira, dia 27, no auditório da SSP-GO, a formatura dos 35 Agentes de Segurança Prisional (ASPs), concluintes do 1º Curso Tático de Ações e Escolta – Ctae 2019.

A capacitação resultou na formação, com alto grau de eficiência e segurança, de servidores para a execução de escoltas urbanas, especialmente para hospitais e fóruns; e recambiamentos intermunicipais e interestaduais.

Os formandos estão aptos a compor o Grupo de Escolta Penitenciária (GEP) da Dgap, criado em 2015, que passa a se chamar, a partir desta solenidade, de Grupo Tático de Escoltas Penitenciárias (Gtae). Servidores, convidados e familiares dos formandos lotaram o local do evento.

O curso teve duração de 17 dias, de intenso treinamento prático e tático-operacional, tendo instruções sobre todas as possibilidades técnicas de escoltas de presos e preparo para os riscos iminentes da atividade; período em que foram ministrados conhecimentos específicos para a prática do procedimento com a alta eficiência.

Os formandos foram instruídos por Agentes de Segurança Prisional do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), além de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, de policiais militares integrantes do grupo Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e do grupamento da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).

“Hoje, é início de uma nova jornada. Houve um grande investimento de conhecimento e tempo. Há uma alta responsabilidade posta nessa formação. Pelo bem da nossa instituição, desejo a todos os formandos sucesso. O curso ofereceu fundamentação de nível elevado, e estão todos muito bem preparados para a missão”, afirmou o ASP Leandro Militão, gerente de Ensino da Escola Superior de Administração Penitenciária da Dgap.

O paraninfo da turma, diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Wellington Urzêda, recebeu uma placa de homenagem dos formandos; bem como o Patrono da turma, o gerente de Ensino, ASP Leandro Militão.

Foram homenageados ainda pelos esforços e participação na realização do curso, os seguintes servidores e representantes sindicais: ASP Caio César de Oliveira – coordenador do GEP; ASP Sérgio Izaias da Costa – coordenador de Instrução da Escola Superior de Administração Penitenciária (Esap); ASP Maxsuel Miranda das Neves – presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema de Execução Penal de Goiás (Sinsep); Adauto Nunes de Souza Júnior – presidente da Associação dos Servidores do Sistema Prisional De Goiás (Aspego).

O 1º Ctae – 2019, de acordo com o diretor-geral da Dgap, coronel Wellington Urzêda, demonstra a importância da capacitação dos servidores para a execução rotineira de escoltas. “Este governo tem valorizado os servidores penitenciários. Estão postos os esforços para investimento em qualificação, formação e qualificação permanentemente. A busca pela profissionalização dos procedimentos de segurança penitenciária vai ao encontro das diretrizes do Governo de Goiás”, pontuou Urzêda.

Durante o evento, o coronel Urzêda assinou a outorga da portaria da Dgap que cria o Grupo Tático de Escoltas Penitenciárias (Gtae) em substituição à nomenclatura GEP.

Priscila Martins, ASP oradora da turma e única mulher entre os formandos, falou aos presentes sobre os obstáculos e esforços para o aprendizado concluído. “Nós preparamos para a próxima etapa da nossas vidas, que começa hoje. A sociedade espera que tenhamos a capacidade e a técnica necessárias para o cumprimento de nossas obrigações”, disse ela.

O curso foi realizado pela Esap da Dgap Os Asps, instrutores da escola, que ministraram instruções nesse curso, receberam os brevês do Ctae. São eles: Caio César de Oliveira, Rômulo Ottoni Ferreira, Fábio Carlos Silvério, Rodrigo Arantes Oliveira, Sullivan Fallico Ribeiro, Marco Aurélio Gonçalves, Fábio Marcelo de Araújo, Aluísio Alves Júnior, Marcelo Fernandes Evangelista e Frederico de Oliveira Filho.

O diretor-geral da Dgap anunciou durante a solenidade a autorização do quinto Curso de Operações Penitenciárias para novos servidores para o Grupo de Operações Penitenciárias.

Comunicação Setorial Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (Dgap)
Mais informações: (62) 3201-4726

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo