Novo software auxilia na gestão do Compliance

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) começa a utilizar uma ferramenta de software que permitirá à equipe de trabalho do Programa de Compliance Público (PCP) responsável pelo gerenciamento de riscos, inserir e acompanhar a evolução de informações, em tempo real, pelo computador ou smartphone.

Segundo o gestor Paulo Paiva, que apresentou a ferramenta, esse software de gerenciamento de projetos processos é baseado em nuvem, com o acesso a partir de qualquer máquina conectada à internet e permite alimentação de dados, análise, avaliação e monitoramento para o gerenciamento de riscos.

A solução reúne todos os dados relacionados ao PCP em um único ambiente, o que permitirá uma abordagem sistematizada. A nova ferramenta vai facilitar a vida dos 28 gestores de finanças e controle da CGE que compõe o grupo de trabalho que presta consultoria nos órgãos.

As ações de implantação do PCP são executadas pelo grupo em todas as 21 unidades contempladas nesta primeira etapa de trabalho. Os usuários criadores poderão disponibilizar planilhas com utilização ilimitada pelos gestores. O preenchimento será online e emitirá alertas das tarefas que precisam ser concluídas. Os usuários poderão, ainda, anexar documentos, fotos e PDF.

O subchefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade, que coordena a implantação do programa de compliance estadual, afirmou que a nova ferramenta vem somar ao processo de gestão. E terá como primeiras tarefas: o controle do cronograma das ações da implantação da gestão de riscos e dos níveis de maturidade.

“Todo o processo de avaliação é facilitado com o uso da solução, e o resultado final pode ser visualizado em forma de gráficos, facilitando a definição de prioridades e a tomada de decisão pelos gestores”, garantiu Marcos Tadeu.

Programa de Compliance

O Programa de Compliance Público no Executivo (PCP) foi instituído pelo governador Ronaldo Caiado, através do Decreto Nº 9.406/19. O PCP é um conjunto de procedimentos e estruturas destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação do cidadão.

O PCP tem como eixos a estruturação das regras e dos instrumentos referentes aos padrões de ética e de conduta; fomento à transparência; responsabilização e gestão de riscos. Nessa etapa, 21 órgãos entraram no programa, sendo que nove órgãos, inclusive a Controladoria, já estão com os comitês setoriais criados e a política de gestão de riscos implantadas.
https://app.smartsheet.com/b/publish?EQBCT=2065c41e3792497e879021dc56bf8142

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo