3º Festim movimenta agenda do Teatro Goiânia
O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de (Secult Goiás), recebe neste fim de semana a 3ª edição do Festival de Teatro Infantil de Goiás – Festin, com espetáculos teatrais feitos para divertir, encantar e despertar a imaginação das crianças. O Festin será realizado de sexta-feira a domingo, dias 19, 20 e 21.
A novidade deste ano é que toda a programação terá intérpretes de libras e recurso de áudio descrição para pessoas cegas e/ou com baixa visão, numa parceria com a Faculdade de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás (UFG), que irá oferecer alunos e professores do curso para serem intérpretes de libras em todos os espetáculos.
Segundo o idealizador do festival e produtor cultural Hélio Martins, a proposta é manter sempre esses recursos de acessibilidade, garantindo assim o direto das crianças e de suas famílias o acesso à cultura.
O festival traz uma programação diversificada de companhias goianas e do Distrito Federal. Ao todo serão seis atrações em três dias de evento, com ingressos à venda a preços populares. Além das apresentações, haverá também uma oficina para atores e não atores com o mestre em performances culturais, professor, ator e diretor Bruno Peixoto, e uma oficina de teatro para crianças com a atriz e produtora Sandra Clesys, e ainda, uma roda de conversa com produtores, atores e profissionais da educação para debater o tema: Teatro Acessível: direito de todos à cultura, aberto ao público em geral e gratuito.
O Festin é uma iniciativa da Cia. Flor do Cerrado em parceria com companhias goianas e do Distrito Federal, e tem o apoio do governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura. As edições anteriores do evento (2017/2018) tiveram boa acolhida de público e crítica.
O espetáculo Berorrokan – A Origem do Mundo Karajá, abre a programação do Festin, na sexta-feira, dia 19. Promovido pelo Instituto Arte e Inclusão/ INAI, a produção tem por finalidade propor, realizar e apoiar ações que visem à promoção da pessoa com deficiência, e por meio de seu Núcleo de Artes Integradas, desenvolve pesquisas artísticas e montagens cênicas com foco na experimentação, na prática artística e na fruição acessível e inclusiva.
Confira a programação:
Sexta-feira, 19 – 17 h – Abertura
17h15 – Berorrokan – A Origem do Mundo Karajá, do Instituto Arte e Inclusão/ INAI
No espetáculo, um grupo de aruanãs, peixes que vivem no fundo do Rio Araguaia, decide visitar a superfície e descobrem coisas fantásticas que lhe enchem os olhos. Mesmo arriscando não poderem retornar para o rio onde vivem, saem em busca de toda beleza que avistavam, mas recebem com isso muitas obrigações e responsabilidades que poderão lhes custar a vida.
Roteiro e Direção – Thiago Santana
Classificação: Livre
19h – Tumba La Catumba e o Sumiço da Pandeirola – Cia. Tumba la Catumba / Brasília – BR
A história do espetáculo começa com o sumiço do instrumento considerado o xodó do grupo: a pandeirola. Ela é surrupiada e levada para o fundo da mata – obra que, segundo a lenda, “é coisa de Saci”. Lobsbom, Elvira, Monstralilica, Escamoso, Frankstina e Zé Zumbi saem em busca do objeto e, em momentos que misturam sonho e realidade, são levados a vivenciarem aventuras em torno das histórias fantásticas que compõem o folclore brasileiro. A saga também é permeada por ritmos como rock, bolero, guitarrada e samba, executados e cantados ao vivo pelos personagens. O musical poder ser definido com um encontro de uma equipe de profissionais com o Tumba la Catumba. O entrosamento e a afinidade resultaram em um espetáculo para todas as idades.
Texto e direção: Miriam Virna
Classificação: Livre
Sábado, 20
10h – Oficina para Atores / Oficina de Teatro para crianças (Aberto ao público e gratuito)
14h – Encontro com produtores, diretores, atores e profissionais da educação. Mesa: tema: “Teatro Acessível: direito de todos à cultura”.
17h – Reapresentação Tumba La Catumba e o Sumiço da Pandeirola – Cia Tumba la Catumba / Brasília – BR
Classificação: Livre
19h – O Grande Circo Magico – F2 Produções
Por da montagem as crianças irá conhecer a história do circo, sua origem, sua evolução e peculiaridades. Um resgate e preservação da história da cultura circense brasileira através de um espetáculo interativo e rico em conteúdo. Numa linguagem adaptada ao público infantil, o espetáculo circense remete a algo incrível, fazendo viajar na alegria dos palhaços, nas acrobacias dos malabares e dos mágicos, na beleza das cores.
Direção Artística: Bruno Peixoto
Classificação: Livre
Domingo, 21
11h – Mistérios da Páscoa – Du Caixote Cia / Goiânia – GO
O texto de Edson de Oliveira em parceria com seu irmão, Edilson de Oliveira, narra uma história que se desenrola numa floresta e a bicharada apronta uma confusão até que encontrarem um bom caminho para realizar a missão de contar a verdadeira história e os mistérios da páscoa. Triste com as pessoas, principalmente com as crianças por não mais se lembrarem do verdadeiro sentido da páscoa e só se reocuparem com chocolates, o coelho decide não distribuir os ovos achocolatados antes de fazer com que as pessoas rememorem valores propostos no tempo pascal: mudança de vida, respeito ao próximo e principalmente a renovação do amor.
Direção Geral e Produção: Vanderlei Roncato
Direção Artística e Teatral: Edson de Oliveira
Classificação: Livre
17h – O Mundo Mágico de Doroty – Cia. Flor do Cerrado/ Trindade – GO
A Cia. Flor do Cerrado leva ao palco a adaptação de um clássico da literatura infantil. Baseado na obra original de Lian Frank Baum, o espetáculo retrata seus personagens lúdicos e inesquecíveis, através da trajetória de uma menina, um espantalho, um homem de lata e um leão, que vão à procura do Mágico de OZ para realizar os seus sonhos, mas são impedidos pela Bruxa Má, a partir daí cada um descobre dentro de si qualidades que eles nem imaginavam que possuíam: Inteligência (Espantalho), sentimentos (Homem de lata), coragem (Leão). A peça traz uma verdadeira lição de vida e aprendizado sobre quem realmente somos nós.
Adaptação e direção: Danilo Felipe
Classificação: Livre
Mais informações: (62)