Polícia Militar implanta Guardião Ambiental Mirim em Aparecida de Goiânia
O Comando de Policiamento Ambiental (CPA) da Polícia Militar promove nesta quinta-feira, dia 28, às 10 horas, na Escola Municipal Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia, a aula inaugural do Projeto Guardião Ambiental Mirim. Um dos principais objetivos é sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância da preservação do meio ambiente.
No total, 32 alunos com idade entre oito e 12 anos vão participar do projeto, por meio de parceria com a prefeitura. Para ingressar no programa, os estudantes também precisam ter frequência escolar regular e bom comportamento em sala de aula. “Trabalhamos com foco em cidadania, formação disciplinar e conceitos de civismo, agregando conceitos de fauna, flora e educação ambiental. Nosso objetivo é formar uma sociedade sustentável”, afirma o comandante de Policiamento Ambiental, coronel Francisco Jubé.
Por meio do programa, os participantes vão receber 50 horas / aulas teóricas e práticas sobre conservação e preservação dos recursos naturais. Nelas, são ministradas noções básicas de questões sobre água, solo, fauna, flora, reciclagem, legislações ambientais e disciplina militar.
A ideia é fazer com que os estudantes adotem novos hábitos e sejam multiplicadores de transformações de comportamento na sociedade. Além disso, o projeto também contribui com a melhoria pedagógica dos participantes dentro das escolas.
“O meio ambiente é um tema que precisa ser discutido em todos os âmbitos, inclusive na segurança pública. Estamos fazendo nossa parte para preservar a natureza. Sem dúvidas, por meio deste projeto, também é possível prevenir crimes, especialmente os de cunho ambiental. Esse trabalho preventivo tem sido amplamente defendido e estimulado pelo governador Ronaldo Caiado”, avalia o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda.
Mais de mil guardiões ambientais mirins já foram formados em todo o Estado. Atualmente, também estão em andamento turmas em Trindade e Córrego do Ouro. Outros municípios já solicitaram parceria para implantação da iniciativa. O CPA também já estuda uma nova vertente de ações do programa em parques de Goiânia.