Todas as Coisas vai falar de depressão pós-parto

O Todas das Coisas da TV Brasil Central desta segunda-feira, dia 8, vai falar de um mal que acomete muitas mulheres: a depressão pós-parto. O programa é apresentado por Susete Amâncio e Darmélia Barbosa, e começa às 19 horas.

Geralmente o nascimento de um filho é um momento muito especial para toda a família, principalmente para os pais. Quando o bebezinho chega, lindo e saudável é uma benção comemorada com muito amor e carinho por todos. Mas nem sempre a mãe está bem.

Muitas vezes, ela é tomada por uma melancolia, uma tristeza profunda, que para especialistas pode ser explicada, já que o organismo da mãe passou, nos últimos nove meses, por uma verdadeira revolução hormonal que pode ter mexido com o sistema nervoso central.

Os especialistas também explicam que há uma diferença entre tristeza pós-parto e depressão pós-parto. Para esses profissionais a tristeza pós-parto atinge cerca de 50% a 80% das mulheres e tem início geralmente no terceiro dia depois do parto. Dura cerca de 15 dias e desaparece espontaneamente.

Já a depressão pós-parto começa algumas semanas depois do nascimento da criança e deixa a mulher incapacitada, com dificuldade de realizar tarefas simples do dia a dia. No caso da depressão pós-parto, a tristeza, a melancolia e a apatia da mãe em relação ao filho e ao mundo que a cerca, ficam cada vez mais intensas. E aí, para médicos e psicólogos, é quando o quadro depressivo se torna uma doença, que exige tratamento mais agressivo com medicamentos e terapias.

Pesquisa

Segundo uma pesquisa da Fiocruz, a depressão pós-parto acomete mais de 25% das mães no Brasil. Para aprofundar mais nesse tema, Todas as Coisas recebe a psiquiatra Clarissa Villa Verde de Lima Roure e a psicóloga Alline Barcellos, psicóloga e coach de Inteligência Emocional para mães e famílias. Completando o estúdio, tem também a participação da jornalista e pedagoga Tetê Ribeiro, que passou por uma tristeza profunda no pós-parto e vai contar como enfrentou o problema.

O telespectador pode participar enviando mensagens e perguntas pelo WhatsApp (62) 99673 4567. O programa será transmitido ao vivo na TV Brasil Central/TV Cultura canal 13 ou na NET canal 520, e também pelo Facebook. Ele será reprisado no sábado, dia 13, às 19 horas. E depois também poderá ser conferido na playlist da TBC no Youtube.

ABC Digital

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo