Tecnologia da Informação subsidia ações em saúde
O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann é uma referência de tecnologia em saúde no Brasil. Nele, é monitorado, em tempo oportuno, um número expressivo de informações de saúde dos 246 municípios goianos, permitindo que gestores, técnicos e demais profissionais possam propor soluções mais eficazes para cada cidade.
O espaço instalado nas dependências da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), em Goiânia, é um projeto inédito no País, em que são realizados compilação, tratamento e disponibilização de informações, além de monitoramento e análise de indicadores que subsidiam a tomada de decisões dos gestores de saúde no Estado. A partir das análises de dados e avaliação dos indicadores, é possível que os gestores possam realizar o planejamento estratégico, beneficiando diretamente a população, por meio da melhoria na gestão.
A unidade, que trabalha utilizando a tecnologia da informação voltada para a área da saúde, vêm se consolidando com a criação de sistemas que facilitam o trabalho dos profissionais de saúde. O Boletim Epidemiológico da Dengue, o Monitoramento de Combate ao Aedes e o Arbo são exemplos do uso da tecnologia para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya.
Mapa da Saúde
Outro sistema em destaque no Conecta SUS é o Mapa da Saúde de Goiás, que reúne mais de 200 indicadores de saúde com as mais diversas fontes de dados, sendo útil no planejamento e na tomada de decisões em um contexto maior, utilizando o município como objeto de análise.
O gerente do Conecta SUS, Wisley Velasco, ressalta que, com base na legislação, o Mapa da Saúde de Goiás possibilita delinear os cenários de situação de saúde de cada região, garantindo mais fidelidade nos dados coletados. “Ao longo desses cinco anos, conseguimos aprimorar o processo de coleta, tratamento e exibição dos dados. São mais de 200 indicadores com uma série histórica de dez anos, fundamentais para o trabalho dos técnicos e gestores”, acrescenta.
Para o gerente, os métodos e técnicas inovadoras em estatísticas e computação que são aplicadas no centro permitem que as demandas do gestor estadual e das áreas técnicas possam ser mais bem trabalhadas. “Nós incorporamos essa filosofia de trabalho, conduzindo o processo de gestão baseado em dados, a partir das prioridades demandadas pelo secretário e os municípios”, afirma.
Wisley Velasco lembra ainda que o uso dessas tecnologias beneficia diretamente a população, desde a área epidemiológica até mesmo na redução de custos financeiros investidos pelos gestores. “Nossos estudos permitem fazer um mapeamento de mamografia, por exemplo. Uma análise que orienta a gestão no sentindo de encaminhamentos de exames e uso dos equipamentos, desburocratizando as filas e diminuindo tempo de espera”, pontua.
Auxílio prático
O uso da Inteligência Artificial é outra realidade com destaque no centro da SES-GO. O robô Caren, por exemplo, consegue estimar o nível de atenção que um bebê precisa ao nascer, permitindo que os profissionais de saúde possam ter uma classificação dos recém-nascidos e suas prioridades.
O gerente lembra ainda que os municípios que observarem a necessidade de um sistema de informação ou processo analítico podem procurar o centro para utilizar os sistemas já desenvolvidos ou até mesmo para a criação de novos.
“Temos um perfil de assessoramento tanto para o processo de análise de indicadores e situações de saúde quanto para desenvolver um novo processo”, orienta. Ele lembra que o centro é composto por equipe multidisciplinar, unindo profissionais da tecnologia com técnicos da saúde, permitindo que os conhecimentos de ambas as partes possam gerar resultados que beneficiem a população.
Modelo para expansão
Referência no País, o Conecta SUS já recebeu visitas de comitivas de quase todos os Estados brasileiros, incluindo o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social, Hospital Sírio-Libanês, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), entre outros. Também recebeu visitas técnicas internacionais, como delegações de Moçambique, Portugal, Dinamarca e China, que aproveitaram a oportunidade para conhecer as experiências exitosas desse modelo inovador.
Em parcerias com outros Estados, o modelo está avançando por todo o País, onde centros semelhantes já estão sendo implantados em outros locais, com assessoria técnica de equipes da SES-GO. É o caso do Ministério do Desenvolvimento Social e dos Estados do Tocantins e Maranhão. Há também uma parceria da SES-GO para estruturação desse modelo nos Estados de Sergipe, Ceará, Santa Catarina e Paraná.
Foto: Sebastião Nogueira/Comunicação Setorial
Mais informações: (62) 3201-3784 / 3201-3816 / 3201-3811