Seds sedia reunião regional do Conselho Nacional Assistência Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) sedia nesta sexta, dia 31, a reunião regional do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O evento que eúne 60 representantes dos conselhos nacional e estaduais de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, além de gestores municipais e de entidades da área, teve início na última quinta, dia 30.

Dentre os assuntos tratados estão: o balanço do Pacto de Aprimoramento da Gestão Estadual (2016-2019) e Municipal (2014-2017), os desafios dos Planos de Assistência Social (PAS), II Plano Decenal e a Lei do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). O encontro trabalhará a proposta de formação de uma agenda nacional que compreenda todos os conselhos estaduais para atualização dos PAS com a participação do controle social.

Maria Yvelônia dos Santos, conselheira do CNAS pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Cidadania, enfatizou na abertura da reunião a importância do fortalecimento dos conselhos para o controle social de direitos. “Quando nos tornamos conselheiros, deixamos de ser ou sociedade civil ou governos e passamos a ser todos defensores de direitos, passamos a ser a voz de quem não tem voz”, disse.

Adenilson Vilalba Freires, vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Mato Grosso do Sul, chamou atenção para a necessidade de capacitação aos conselheiros, tema que também foi tratado no encontro. “O conselheiro é a pessoa que tá lá na ponta das políticas sociais garantindo direitos. E sem conhecimento, ele não consegue acompanhar e fiscalizar a aplicação das políticas”, disse ele, que também é secretário da área no município de Coxim.

Reflexão

Ao abrir os trabalhos, o secretário Marcos Cabral ressaltou a oportunidade do momento para a discussão das políticas públicas de assistência social e os desdobramentos disso para a melhoria das ações sociais àqueles que delas dependem.

“O Poder Público sozinho não consegue compreender as demandas da população e esse espaço é fundamental para que possamos de fato entender o que acontece em cada localidade, cada região, para direcionarmos as ações necessárias em prol daqueles que mais precisam”, salientou

Finalizando o discurso, Cabral convidou os presentes à reflexão acerca das políticas públicas, de modo que estas sejam efetivas na vida do cidadão. “Vou dar um pequeno exemplo: como vive o cidadão da zona rural? E aquele que vive em uma carência social profunda? Será que estamos sabendo atuar em prol deles?”, questionou finalizando.

Assessoria de Imprensa  Seds

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo