Sedi fecha o mês de homenagem ao artesão com exposição na Câmara Municipal
A Superintendência de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi) abriu, com uma grande coletiva de artesanato na Câmara Municipal de Goiânia, a última e terceira semana consecutiva de comemoração da Semana Nacional e Dia Nacional do Artesão, transcorrido no último dia 19. A mostra teve início na última segunda-feira e segue até a próxima sexta, dia 29.
Mais de vinte artistas populares, vindos de diferentes regiões do Estado, participam da mostra com trabalhos inéditos. A exemplo das exposições anteriores, realizadas no saguão do Tribunal de Contas e outra ainda em curso no saguão da Assembleia Legislativa, este também será um evento aberto ao público. “São trabalhos expressivos da cultura popular do Estado que chegarão à crítica e à convivência da população por semanas. É uma boa oportunidade de transferência cultural que o Governo de Goiás oferece através da Sedi”, avaliou o gerente de Arranjo Produtivo Local e do Artesanato da Sedi, Eduardo Santos Araújo.
O público poderá apreciar todas as expressões das artes populares e da criatividade dos artesãos goianos. Peças em cerâmica, tecidos, palha de milho, pedras, madeira, sementes, barro, cabaças, tapeçaria, rendas, e outras matérias-primas de custo baixo inspiraram belas formas e contornos do cotidiano do povo goiano nas suas faces mais populares.
Adornos muito femininos e bem marcados em cores, sementes, cordas e pedrarias personificam-se nas biojoias da artesã Maria do Cerrado, de Goiânia. As típicas casas de taipa e adobe, muito comuns nas zonas rurais de Goiás, estão retratadas nas obras do artesão Vilmar, de Goiânia e podem ser conferidas na mostra. Mais uma variação da goianidade expressada em arte está nos santos de palha de milho, que a artesã Fatinha, do distrito de Olhos D’Água, produz com delicadeza de formas e de cores.
Comunicação Setorial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi)