Saúde na Praça do HGG atende e orienta sobre Parkinson
O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG realiza nesta quarta e quinta feiras, dias 10 e 11, das 7 às 12 horas, edição dupla do projeto Saúde na Praça. Nesta quarta a equipe do HGG se reúne na Praça Abrão Rassi para realizar atendimentos com a temática voltada à prevenção do Parkinson.
O Parkinson é uma doença degenerativa que ainda não tem causas conhecidas. Foi descoberta pelo especialista inglês James Parkinson, o primeiro a detalhar a doença há mais de 200 anos. O que se sabe é que ela é manifestada por uma série de fatores, que podem variar de um indivíduo para o outro conforme os genes, mas acredita-se que fatores ambientais também podem provocar a doença.
O mal de Parkinson atinge atualmente 1% da população mundial acima de 65 anos, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é de que a doença acometa mais de 200 mil pessoas.
O residente em neurologia do HGG, Guilherme Coelho de Azevedo, explica que a doença, apesar de comum, continua com muitos estigmas. “Atividades de conscientização e promoção à saúde auxiliam na desconstrução do preconceito, no diagnóstico precoce da doença e consequente aumento da qualidade de vida do paciente durante toda sua evolução. A avaliação médica precoce ainda auxilia no tratamento e na análise de condições que mimetizam as consequências da doença”, disse.
Além do atendimento ao público com a orientação e realização de exames rápidos, a artista plástica Helena Vasconcelos irá realizar gratuitamente uma oficina de pintura em tecido para estimular a coordenação motora dos usuários.
Na quinta-feira (11) a tenda continuará com os serviços de checagem da saúde com a realização de testes rápidos de glicemia, aferição de pressão e orientações de médicos e multiprofissionais. A expectativa é que a tenda da saúde receba 300 pessoas nos dois dias de ação.