Saneago investe em tecnologia para garantir andamento do trabalho

Desde o decreto de situação de emergência em saúde pública no estado de Goiás, em razão da disseminação do novo coronavírus (Covid-19), a Saneago tem trabalhado incessantemente para garantir a continuidade na prestação dos serviços. Não só a operação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, como as funções administrativas e de atendimento ao público, seguem sendo executadas de maneira adequada e sem interrupções.

Para possibilitar o andamento do trabalho em meio às recomendações de isolamento e distanciamento social, a Companhia, por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (Sutec), otimizou e implantou uma série de novos recursos tecnológicos. Tais inovações permitiram a implementação do regime de teletrabalho – caso de atividades que podem ser executadas de forma remota – assegurando mecanismos para o pleno desempenho, bem como a devida garantia de gestão e acompanhamento.

O superintendente de Tecnologia da Informação, Hercílio Cândido Júnior, explica que a arquitetura adotada nos sistemas da Saneago já possibilitava o acesso fora de suas instalações, mas houve a necessidade de providenciar uma expansão de 650% no link de comunicação e a geração de chaves de acesso externo.

“Essas ações colaboraram para manter a eficiência na prestação dos serviços à sociedade, sem comprometer a saúde e o bem-estar físico e emocional dos nossos colaboradores”, pontuou o gestor, ao destacar que mais de 2.500 funcionários utilizaram remotamente algum dos recursos tecnológicos disponibilizados nos últimos 30 dias.

A diretora de Gestão Corporativa, Silvana Canuto, também frisou o papel da tecnologia como grande aliada no atual cenário. “Com essas soluções, pudemos atuar em diversos campos a fim de otimizar a gestão da Empresa e, principalmente, seguir executando nossas atividades. O trabalho da Saneago é essencial à vida das pessoas e a equipe da Sutec está sempre pronta a facilitar essa nobre missão”, declarou.

Perspectivas

De acordo com Hercílio Cândido Júnior, ainda há previsão para implantação de novos tipos de soluções tecnológicas. Por exemplo, o desenvolvimento de um aplicativo para pessoas físicas e de um site específico para pessoas jurídicas, que possibilite o uso de assinatura digital (e-CNPJ). Tais alternativas têm o objetivo de dar condições para que as unidades responsáveis eliminem a obrigatoriedade de atendimento presencial para todos os serviços.

Outras novidades que estão em fase final de testes e em breve serão apresentadas aos colaboradores são uma nuvem privada para compartilhamento de arquivos e uma ferramenta colaborativa de gerenciamento de projetos e organização de tarefas em equipes. Hercílio afirma que, além da confiança na disponibilidade, integridade e robustez dos recursos disponibilizados, uma mudança significativa ocorrerá na cultura organizacional da Empresa.

“As adequações feitas até o momento, bem como as inovações em andamento, contribuem fortemente para a modernização dos sistemas corporativos e para a aceleração da transformação digital que já ocorria na Saneago. Tudo isso com incremento na qualidade do atendimento aos nossos clientes, internos e externos”, declarou o superintendente de Tecnologia da Informação.

Comunicação Saneago

 

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