Repórter da Secom Goiás ganha 1º lugar do Prêmio CDL Goiânia de Jornalismo
A servidora pública Carla Lacerda, à disposição da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), conquistou o primeiro lugar do 3º Prêmio Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Goiânia de Jornalismo. A solenidade de premiação foi realizada na última quarta-feira, dia 05, e Carla levou para casa o sexto prêmio da carreira de jornalista, desta vez na categoria webjornalismo, com a reportagem: “Mais de 80% das empresas da Região Metropolitana de Goiânia desconhecem Lei de Proteção de Dados”. A reportagem foi publicada no Portal Goiás.
Assim que as inscrições para o prêmio foram abertas e o assunto divulgado, conta a jornalista, o primeiro passo foi procurar temas interessantes relacionados ao comércio, serviços, crediário e questões relacionadas. “Foi quando me deparei com a Lei de Proteção de Dados, aprovada em 2018 e que tem dois anos para entrar em vigor”, explica. Essa Lei prevê uma série de alterações, que deverão ser cumpridas a partir de agosto de 2020 tanto pela iniciativa privada quanto pelo poder público, para proteger os dados dos consumidores e dar mais segurança à população.
“Diante da relevância do tema, principalmente em relação aos casos que a gente vê de vazamento de informações e de desrespeito ao consumidor, tentei descobrir como está a implantação da Lei de Proteção de Dados no comércio de Goiânia”, afirma a jornalista. Durante as entrevistas, inclusive com representantes da CDL, Carla descobriu que 80% das empresas da capital e da região metropolitana ainda não implementaram nenhuma mudança.
“Isso é preocupante porque falta menos de um ano [para a Lei entrar em vigor] e são muitas mudanças que precisam ser feitas. Também fui atrás para ver como está essa implantação no poder público, especificamente no Governo do Estado, entrevistei consumidores que já tiveram problema de vazamento de dados, representantes do Ministério Público e advogado especialista em Direito Digital”, destaca Carla Lacerda.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás