Rádio Brasil Central AM: 70 anos de um caso de amor com os ouvintes
A Rádio Brasil Central AM completou 70 anos no ar no último 3 de março sempre em contato direto com seus ouvintes. Por isso, se tornou uma das mais importantes emissoras do Centro-Oeste. Ao longo de sua história, recebeu centenas de cartas de ouvintes de todos os quadrantes do País e de outros países.
Infelizmente, a maior parte desse acervo se perdeu devido ao incêndio ocorrido nas dependências da Rádio Brasil Central no ano de 1997. O arquivo da Rádio foi restabelecido a partir de 2011 e o que conserva representa uma pequena amostra dessa história de amor que sempre existiu entre a emissora e seus ouvintes.
Ao todo, o Departamento de Arquivo das Rádios da Agência Brasil Central possui 160 cartas nacionais enviadas por moradores da Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Maranhão, entre outros Estados. Essas cartas são de ouvintes que pedem músicas (MPB e sertaneja), mandam um abraço para o locutor favorito e solicitam ao mesmo que mande um abraço ou um “alô” para a sua cidade. Todas as correspondências recebidas são respondidas pela Rádio Brasil Central, que envia um cartão de agradecimento ao ouvinte.
O historiador da ABC, Givaldo Corcinio, apurou o registro do envio de uma carta do cantor Cauby Peixoto para o programa Morais Jr da Rádio Brasil Central, em maio de 1959. Nessa correspondência, o artista agradecia a divulgação de suas músicas pela emissora de rádio.