Projeto Parto Adequado é discutido na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

Na última quarta-feira, dia 05 de junho,  o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), realizou mais uma edição da Roda de Conversa, que tem por objetivo oferecer um espaço de diálogo, para gestantes e puérperas aprenderem mais sobre os assuntos relacionados à gestação, parto e cuidados com o bebê. Na oportunidade, foi discutido o projeto Parto Adequado.

Desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement, com o apoio do Ministério da Saúde, o Parto Adequado tem o objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas sem indicação clínica.

A gerente médica da unidade, Maria Izabela de Freitas Rios, explicou sobre o Parto Adequado. E comentou sobre os benefícios do parto normal. “O parto normal pode diminuir os riscos tanto para a saúde da mãe quanto do bebê em gestações de baixo risco, além de ser recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).” A médica também comentou sobre a intervenção cirúrgica. “Não se pode negar que a cesariana é uma medida valiosa para salvar vidas, mas só deve ser usada num quadro crítico e não como opção”, salientou a gerente.

 

Segundo a coordenadora do Serviço Social da unidade, a assistente social Lourdes Maria de Paula, o mais importante nesses encontros é a troca de experiências. “É através dos relatos vividos e expectativas que podemos proporcionar conhecimento, focando em temas atuais e importantes como a humanização do parto, a amamentação, entre outros”, explicou.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo