Projeto de Alfabetização de Adultos terá novas turmas em 2022

O projeto Alfabetização e Família, do Governo de Goiás, lançado em 2019 para alfabetizar jovens, adultos e idosos, abrirá novas turmas neste ano. Desta vez, a iniciativa atenderá pessoas não alfabetizadas de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo, Inhumas e Goianira, podendo alcançar mais de 6 mil goianos.

O objetivo é universalizar a alfabetização da população com 15 anos ou mais, em conformidade com a meta 7 do Plano Estadual de Educação (PEE). Segundo dados de 2019 do Instituto Mauro Borges (IMB), há 285 mil analfabetos funcionais em Goiás. A iniciativa é executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS). Até agora, 421 goianos se formaram no curso e aprenderam a ler, escrever e fazer cálculos básicos de matemática. 

Superação

No município de Matrinchã, a salgadeira Aparecida Líbano, de 59 anos, também conhecida como tia Cida, aprendeu a soletrar e formar palavras depois de 52 anos sem estudar. Ela deixou de frequentar a escola aos sete anos: “Então eu não sabia ler, mas eu nunca tinha reclamado disso, nunca tinha falado nada, porque eu tinha vergonha. Às vezes até chorava de vergonha”, relatou. 

Aparecida está aprendendo a ler e escrever durante o curso do Governo de Goiás: “Para mim esse curso foi muito importante. Eu estava tão entusiasmada que só pensava na escola. Eu me interessei muito porque nunca tinha feito aquilo. Mas fui começando a soletrar, aprendendo a formar as palavras e vi que eu conseguia”, afirmou. 

Alfabetização e Família

O curso Alfabetização e Família é totalmente presencial e gratuito, tem duração de 4 a 6 meses, com seis horas de aula por semana, e inclui a entrega de livros didáticos e materiais escolares como caderno, dicionário, tesoura, cola, lápis de cor e lápis de escrever. As próximas aulas devem ser iniciadas na segunda quinzena de julho. Para se inscrever, o cidadão deve entrar em contato com a Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, pelo telefone: (62) 3243-6764.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação (Seduc)

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo