Caught exception: Failed to save file /var/www/html/sites.goias.gov.br/wp/wp-content/cache/gantry5/g5_padrao-institucional-2023/html/29c011fb7e10678f2e03e388174e8e64.php

Programa Todas as Coisas vai falar sobre o Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é o tema do Todas as Coisas da TV Brasil Central desta segunda-feira, dia 18 de novembro. O programa começa às 19h15 e será apresentado pelas jornalistas Susete Amâncio e Kamylla Rodrigues.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo o País. Em alguns Estados é feriado. Em Goiás não é feriado mas quatro cidades, entre elas Goiânia, celebram o dia, ou seja realizam programações especiais na data. Vinte de novembro foi escolhido por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão no Nordeste brasileiro no século XVII. A celebração relembra a importância de refletir a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações de afro-brasileiros que sucederam a época de escravidão sofreram, e ainda sofrem, diversos níveis de preconceito.

Pesquisa

Pesquisa divulgada esse mês, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a população que se declara preta cresceu quase 15% nos últimos quatro anos no Brasil. Ainda de acordo com o IBGE, a partir de 2016, a população branca deixou de ser maioria no Brasil e passou a representar 44,2%. Os pardos passaram, então, a representar a maior parte da população, com 46,7%. E os pretos são agora 8,2% do total dos brasileiros. 

A pesquisa mostrou também que, pela primeira vez, negros são maioria nas universidades públicas brasileiras. Segundo o IBGE, negros são 75% entre os mais pobres no Brasil. E os brancos são 70% entre os mais ricos. Mesmo sendo a maioria no Brasil, quase 55%, pretos e pardos ainda têm pouca representatividade na política, nos cargos de comando, nas produções culturais entre outros setores. É sobre essa situação que o Todas as Coisas vai abordar com especialistas no assunto.

A própria comunidade negra do Brasil, reconhece que já houve mudanças com alguns avanços. Mas muito ainda será preciso ser feito para derrubar preconceitos e barreiras, garantir direitos aos cidadãos negros e fortalecer a lutar pela valorização da cultura afro-brasileira.

Convidados

São convidados do programa, no estúdio, o filósofo, professor e coordenador da Fundação Mangabeira em Goiás, Dumas Santos; a publicitária que trabalha com moda e atua no movimento negro, Manuela Augusta; e a socióloga e diretora de Desenvolvimento da Associação de Empresários para o Fortalecimento do Afro Empreendedorismo, Dilze Percílio.

Todas as Coisas será transmitido, ao vivo, pela TV Brasil Central/TV Cultura canal 13, ou na NET canal 520 a partir das 19h15 horas. O programa também pode ser acompanhado pelo Facebook da TBC (/tvbrasilcentral); e depois na playlist da emissora no Youtube: www.yotube.com/tvbrasilcentral  O telespectador também pode participar do bate-papo enviando mensagens ou perguntas pelo WhatsAApp (62) 3201 7704 .

ABC Digital

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo