Procon vai divulgar pesquisa de preços de tarifa bancária e cartão de crédito
Enquanto a inflação acumulada anual (IPCA), medida pelo IBGE, teve redução de 0,7%, passando de 4,19% (acumulado anual de agosto/2018 para 3,42% atualmente), os preços médios das tarifas bancárias registraram elevação de 2,03% no mesmo período.
No entanto, o aumento médio anual aplicado na tarifa de transferência entre contas na própria instituição, realizada no guichê de atendimento pessoal, chamou a atenção. O aumento foi de 95,05%, passando de R$ 1,56 (média de 2018) para R$ 3,04 (2019).
Os valores foram consultados durante realização de pesquisa pelo Procon Goiás, cujo objetivo é alertar os consumidores sobre o custo dos serviços contratados, que poderão ser comparados entre as instituições financeiras, e quais tarifas bancárias podem ser cobradas.
O gerente de Pesquisa e Cálculo do Procon Goiás, Gleidson Tomaz, diz que o objetivo é “alertar sobre quais tarifas que podem ser cobradas na conta corrente e os valores para que o consumidor possa avaliar a necessidade de contratar ou não um pacote de serviços”.
O levantamento completo estará disponível a partir das 8 horas desta terça-feira, dia 17, no site do Procon Goiás (www.procon.go.gov.br).
Comunicação Procon