População aprova Viva a Praça Cívica e já pede mais edições
Descer na tirolesa ou jogar futebol de sabão. Comer pipoca ou algodão doce. Pedalar ou tirar fotos. Estas foram as dúvidas da criançada que compareceu, na manhã ensolarada do último domingo, dia 07, à primeira edição do Viva a Praça Cívica, uma iniciativa do governador Ronaldo Caiado e da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a primeira-dama Gracinha Caiado, em parceria com a Prefeitura de Goiânia. Diversas famílias goianas atenderam ao convite e prestigiaram o evento que visa revitalizar o espaço e acolher os moradores.
É o caso da goianiense Bruna Braga, levou seus filhos, Helena Braga e Pedro Otávio, para aproveitarem a Praça. “A capital precisa de espaços agradáveis como este para as crianças brincarem, não só shopping”, comentou. A mãe também elogiou a presença do governador, que acompanhou de perto todas as atividades. “É muito importante essa proximidade. Ele é muito receptivo à população”, comentou.
Quem também aproveitou as atrações do Viva a Praça Cívica com os três filhos pequenos foi o vendedor Anderson Rocha (na imagem acima), acompanhado da esposa Juliana. Natural de Goiânia, a família só havia comparecido ao espaço uma única vez este ano, para ir à biblioteca. “É muito importante que o governo promova atividades que envolvam a criança e ajudem na formação delas”, avaliou Anderson. O pequeno Benjamin, de um ano, estava encantado com as barraquinhas, especialmente a de animais empalhados do Comando Ambiental da Polícia Militar. “Iniciativas como esta do poder público contribuem muito para população em geral. Tem hoje muita brincadeira para a criançada e a organização está excelente”, elogiou a mãe do garoto, a enfermeira Camila Pedroso Lima de Paula Nery.
A estudante Deise Lorrany Moreira Godim veio de Aparecida de Goiânia com o filho de três anos, que estava se esbaldando no futebol de sabão. “É maravilhoso e muito gratificante o governo do Estado fazer isso para a gente. É uma opção de lazer a mais, acessível para todo mundo e ajuda na formação das crianças”, disse. Elisangela Soares Sousa e o marido, Jansley Silva Teixeira, foram com o propósito de entreter o pequeno Heitor, mas também se divertiram e, de quebra, saíram mais informados sobre segurança no lar. “Não temos o hábito de vir aqui, mas ficamos sabendo do evento e acordamos cedo para prestigiar. É muito importante ter estas atividades na praça. Ocupar a mente dos jovens com atividades em um espaço como este. Aqui hoje está bem tranquilo e é muito perigoso deixar os jovens nas ruas hoje em dia”, avaliou o pai.
Durante o evento, o Corpo de Bombeiros promoveu oficinas de tirolesa, escalada móvel e primeiros socorros, além de demonstrações de salvamento, dicas de segurança no lar e combate ao incêndio, captando a atenção da plateia de todas as idades. “Nosso foco é sempre estar próximo da sociedade e essa foi uma oportunidade de dar dicas de segurança e prevenção”, ressaltou o tenente coronel dos Bombeiros, Fernando Caramaschi. A corporação também levou carros novos e relíquias, como a primeira ambulância do Corpo de Bombeiros – uma Chevrolet /GM Caravan da década de 1980 –, e um Jeep de 1971 que era usado no transporte dos profissionais e no combate a incêndios na época. Uma autoescada mecânica e um helicóptero foram disponibilizados para fotos.
“Contato afetivo”
Uma das atrações que mais fez sucesso com a garotada foram, sem dúvidas, os cães das equipes de busca e salvamento de pessoas. “Assim como eu, a criançada gosta muito de cachorro”, afirmou a cabo Dayanna Vieira, acompanhada do ‘cãopanheiro’ Finny, animal da raça Golden Retriever que está em fase de treinamento. “É importantíssima essa oportunidade de mostrar nosso trabalho para a sociedade e, principalmente, fora do âmbito de ocorrência, que são circunstâncias muito tristes no geral. Esse contato de hoje é muito mais próximo, afetivo e carinhoso com a população”, avaliou.
Maria Vitória, 5 anos, não teve dúvidas ao dizer do que mais gostou ao manusear os extintores de incêndio. “Foi o splash”, disse, sorridente. A mãe da pequena, Elaine Cristina de Souza Lima, de Goiânia, disse que aprecia muito passeios aos finais de semana. A família tem o hábito de frequentar o Parque Flamboyant, mas na Praça Cívica foi sua primeira vez. “Muito legal. Estamos adorando tudo. Tinha que ter mais vezes, para as crianças virem, se divertirem e aprender”, afirmou.
E teve quem saiu sorrindo de orelha a orelha da Praça Cívica. Foi o caso da garota Isabely Souza Correira, a feliz ganhadora de uma das bicicletas sorteadas neste domingo. “Nem imaginávamos que ainda por cima sairíamos daqui com este prêmio”, disse a mãe da menina, Rosa Faustina Souza dos Santos. A garota já tem planos para curtir o brinquedo. “Vou andar com ela em minha chácara”, planeja.
Além do sorteio, houve distribuição de suco e pipoca, oficinas de noções de culinária e de reciclagem, apresentação do espetáculo Livro Mágico, da companhia de dança Noah, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e de break dance com alunos do Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França. Os pequenos também puderam aprender com o Detranzinho, projeto do Departamento de Transito (Detran) de Goiás que oferece atividades pedagógicas sobre segurança e legislação no trânsito.
Secom – Governo de Goiás