Parques aquáticos terão isenção para importação de equipamentos

O turismo goiano será beneficiado com a isenção permanente do imposto de importação de equipamentos para parques aquáticos e temáticos no país. A medida foi aprovada, por unanimidade, na reunião plenária do Comitê Técnico do Mercosul e publicada no Diário Oficial na União.

Segundo o Ministério do Turismo, o imposto era um dos gargalos que inviabilizava o melhor desenvolvimento dos parques no Brasil. Atualmente, o setor fatura mais de R$ 3 bilhões por ano no país, recebe 30 milhões de visitantes, gera mais de 15 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos. Com a novidade, a expectativa é de que os números cresçam ainda mais.

Goiás conta com grandes parques aquáticos, que atraem milhares de turistas todos os anos, principalmente na Região das Águas Quentes, em Caldas Novas e Rio Quente, e na Região Pegadas no Cerrado, nos municípios de Rio Verde e Jataí. Na avaliação do Diretor Executivo da Silvestre Park, em Rio Verde, Valmir Cordeiro Ferreira, a medida vai possibilitar que empreendimentos tenham acesso a equipamentos mais modernos. Segundo ele, a indústria brasileira ainda não fornece a tecnologia encontrada em outros países, como Estados Unidos e Canadá.

Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a isenção de impostos é um estímulo para a modernização e novos investimentos no Estado. Segundo ele, Goiás tem grande potencial para parques aquáticos, mas muitos equipamentos precisam ser importados e a tributação era considerada muito onerosa. “Com a nova medida, além dos que já existem, podemos atrair novos empreendimentos e incrementar o Turismo”, afirmou.

O setor de parques e atrações é um mercado em expansão em todo o mundo. É o que mostra o mais recente estudo da Themed Entertainment Association. Segundo o levantamento, em 2018, o total de visitantes nos grandes parques do planeta, pela primeira vez, ultrapassou meio bilhão de entradas. O número equivale a quase 7% da população mundial. Para o SINDEPAT, Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas, a isenção do imposto era uma grande luta do setor e sua conquista vai significar uma virada histórica dos parques e atrações turísticas do país.

Mais informações: (62) 3201-8106

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo