OVG e Osceia ajudam famílias de refugiados

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) é parceria da instituição Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo (Osceia) em uma campanha em prol de refugiados venezuelanos. São famílias que tiveram que deixar suas comunidades para procurar proteção e refúgio no Brasil. 

Três delas já foram acolhidas em uma das unidades da Osceia, que fica no Jardim Liberdade, região Noroeste de Goiânia. Na próxima quinta-feira, dia 07 de novembro, a entidade receberá mais 15 famílias, que estavam vivendo nas ruas de Boa Vista, em Roraima. Elas chegam a Goiânia encaminhadas pelo Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados e pela Pastoral Universitária de Boa Vista.

Jânio Borges Santos, presidente da Osceia, informa que o grupo é formado por mais de 100 pessoas, entre elas crianças e idosos, e que a instituição, com o auxílio de voluntários e doadores, se responsibilizará pela moradia, segurança, capacitação e inserção no mercado de trabalho. A OVG auxiliará as famílias por meio do Banco de Alimentos e com a doação de roupas. 

A Osceia necessita de donativos para montar as casas, itens de cama, mesa, banho e móveis. A entidade ainda precisa de contribuições em dinheiro, para custear os aluguéis das moradias, água e energia.

Quem tiver algo para doar e quiser ajudar estas famílias pode entrar contato pelo telefone: (62) 98299-1640 ou ir pessoalmente à sede da Osceia, na Rua Dom Pedro II, Qd. 176, Lt. 10, Jardim Nova Esperança, Goiânia. As contribuições também podem ser feitas através da conta corrente 132.000-9; agência 1840-6; CNPJ 25.006.149/0001-09; Banco do Brasil. 

Números

O Brasil contabilizava, em dezembro de 2018, 11.3231 refugiados já reconhecidos. Naquele mesmo mês, havia 161.057 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado. 

Esses dados foram divulgados no final de julho de 2019, pelo Comitê Nacional para Refugiados (Conare) e pelo Alto Comissionado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). 

De acordo com o levantamento há, no mundo, 25,9 milhões de refugiados. Ao final de 2018, cerca de 70,8 milhões de pessoas foram forçadas a deixar seus locais de origem, motivadas por diferentes tipos de conflitos. 

Osceia

Fundada há 35 anos na região Noroeste de Goiânia, a Obras Sociais do Centro Espírito Irmão Áureo é uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, que realiza diversas atividades de amparo à comunidade, com foco na família em risco social. 

Diariamente, a instituição atende cerca de 2.000 pessoas. São crianças, jovens, adultos e idosos que recebem assistência social, psicológica, intelectual, capacitação e qualificação profissional, artístico, cultural e de saúde, além de propiciar condições de inserção na sociedade. 

Entre os programas e projetos desenvolvidos pela instituição estão: o Osceia Inclusão, que é voltado para a aprendizagem e educação para o trabalho de pessoas com deficiência; o Florescer, atendimento às crianças e adolescentes por uma equipe formadas por profissionais variados da área de saúde; o Todos Juntos Contra as Drogas, que forma uma rede de prevenção ao uso do álcool e drogas ilícitas. O projeto foi um dos selecionados para ser beneficiado pelo Criança Esperança.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo